21/11/2018

Saiba como o Futura Plus se tornou referência em ensino e inclusão em Artur Nogueira

Irene Rocha Steiger, diretora da escola, fala dos desafios em se administrar uma instituição de ensino

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Ensinar uma criança não é fácil. Ainda mais quando a preocupação não é somente fazer com que ela aprenda um conteúdo, mas também desenvolver atitudes que a transformarão em um adulto responsável. Esse é um desafio que o Colégio Futura Plus vence todos os dias. Há quatro anos, a escola é referência em Artur Nogueira tanto pelo método de ensino quanto pela estrutura do espaço. Mais do que isso, o trabalho árduo de professores e colaboradores é refletido nos alunos, que saem de lá preparados para as próximas fases da vida. Entretanto, administrar uma escola assim não é fácil. Nesta entrevista, Irene Rocha Steiger, proprietária e diretora do colégio, fala sobre os desafios na administração do local, e como foi que conseguiu transformar esse sonho em realidade.

1) Como surgiu a ideia de criar um colégio como o Futura Plus? A ideia de criar o Colégio Futura Plus surgiu no meu coração na época em que eu morava no exterior. Eu sou formada em pedagogia, fui professora por muitos anos e, ao enxergar uma realidade diferente da encontrada no Brasil, pontuei as coisas que poderiam ser melhoradas aqui. Reparei que nas escolas brasileiras faltavam aulas práticas, inclusivas, com uma estrutura e móveis lúdicos que fossem do tamanho das crianças e que atendessem a cada particularidade de cada aluno. Daí pensei em tudo, visando proporcionar para as crianças um ambiente bonito, aconchegante e acolhedor.

2) Além de proprietária, porque optou por ser diretora do Colégio? Resolvi ser diretora pois era a forma mais eficaz de ficar próxima dos alunos e dos colaboradores. Isso foi importante para que eu ensinasse tudo que aprendi no exterior. Além do mais, como diretora, posso dar um suporte mais direto em todas as áreas administrativas, além de conhecer melhor todos os pais e alunos.

3) Quais são os maiores desafios ao administrar essa instituição? Há vários desafios. Cuidar e aplicar as finanças para que o padrão de excelência e qualidade sempre permaneça, por exemplo, é sempre um trabalho complicado e que exige grande atenção.

4) Que dificuldades você enfrenta ao utilizar um sistema de ensino diferente? Aqui no Brasil o mais comum é o ensino que engloba o castigo e uma conduta mais autoritária dos professores. Já eu trabalho com o método de disciplina positiva que aprendi na Inglaterra. Nossa política é utilizar a linguagem da girafa, que é a  Comunicação Não Violenta (CNV). Nesse sistema há comunicação direta e aberta com os pequenos e eles aprendem a compreender o que estão sentindo. Sempre com respeito, acolhimento, observação, sem julgamento, validando o sentimento das crianças utilizando escuta autêntica e diálogo. A maioria dos pais que chegam aqui, pensam que esse método é permissivo, mas o meu desafio diário é mostrar que não; que dá certo e é muito melhor para os alunos. Afinal, estamos tratando de seres humanos e por isso a educação deve ser a mais humana possível. Nosso foco é formar o aluno não só para a escola e sim, para a vida.


“Estamos tratando de seres humanos e por isso a educação deve ser a mais humana possível. Nosso foco é formar o aluno não só para a escola e sim para a vida“.


5) Como você pretende melhorar ainda mais a sua gestão? Eu pretendo deixá-la ainda melhor me conectando a cada dia mais com os alunos. Já falei anteriormente sobre a importância disso, e percebi que essa conexão acontece nos pequenos detalhes, como na maneira que me visto para ir trabalhar. Por exemplo: as vezes, tenho vontade de ir para a escola de salto alto e saia, mas daí percebo que dessa forma não conseguirei ter um contato maior com as crianças, pois ficarei impossibilitada de brincar e me agachar. Gosto de me envolver com cada criança, tenho uma conexão muito próxima com elas e sei quando elas estão bem ou não. Pensando assim, todas as minhas decisões são baseadas na possibilidade de estar mais perto delas, o que torna a educação melhor. Nosso lema aqui na escola é conectar antes de educar.

6) Como o relacionamento com os pais ajudam a fazer do ensino um sucesso? O relacionamento com os pais é importante pois é por meio das suas sugestões que melhoramos a escola. Meu relacionamento com eles é de extrema transparência, minha escuta é autêntica e sempre uso a minha empatia para acatar as necessidades deles. É assim que todos aprendem.

7) Nestes anos na diretoria, você já viu muitas transformações na vida dos alunos por causa desse método? Sim, eu vejo transformações todos os dias! As crianças chegam aqui com extrema insegurança, principalmente aquelas que têm deficiências e minha missão é fazer com que elas se sintam importantes, amadas e acolhidas. Perceber o progresso e o desenvolvimento delas ao longo do tempo é lindo, e perceber que os colegas também os aceitam e os integram é incrível, faz todo o esforço valer à pena. Em questões acadêmicas também é gratificante. Na turma do primeiro ano, por exemplo, 100% dos alunos estão se graduando tendo aprendido a ler e escrever com letra cursiva. Essa é uma conquista para nós.


Irene Rocha Steiger, é proprietária e diretora do Colégio Futura Plus. A escola está localizada na rua Antônio Mateus, 861, bairro Lagoa dos Pássaros. Para outras informações ligue para (19) 3204-2459 ou acesse a página no Facebook da escola.


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