11/01/2020

Saiba até quando poderá surgir novos candidatos a prefeito de Artur Nogueira

Candidatos e eleitores devem estar em dia com a Justiça Eleitoral

Da redação

Os nogueirenses que pensam em se candidatar a algum cargo eletivo para as eleições de 2020 deverão ficar atentos aos prazos estabelecidos pela Justiça Eleitoral. Além dos candidatos, os eleitores também terão que estar em dia com justiça para poder exercer seu direito ao voto. Candidatos tem até dia 15 de agosto para regularizar candidatura.

De acordo com a página do Senado Federal o ano eleitoral – com as burocracias para se candidatar – terá início em março de 2020.

No prazo entre 5 de março e 3 de abril, os vereadores que estão em seu mandato Legislativo terá este tempo para mudar de partido. Para não perder o mandato o parlamentar deverá apresentar uma justa causa na mudança de sigla. E no dia 4 de abril é a última data para que o pré-candidato a vereador ou prefeito esteja filiado a algum partido político, desde que este estejam devidamente registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

E para os eleitores que desejam votar, 6 de maio é a data limite para que solicitem o alistamento transferências de título e resolução de qualquer pendência junto à Justiça Eleitoral. Lembrando que o voto é obrigatório no Brasil e não votar e não justificar o motivo, o eleitor terá que pagar uma multa à Justiça Eleitoral.

Para a realização de convenções partidárias e escolha de seus candidatos, os partidos políticos e sua direção terão o prazo de 20 de julho até 5 de agosto para definirem estes trâmites. Neste prazo todos os candidatos a vereador, prefeito e vices terão que estar de comum acordo para que até a data de 15 de agosto registrem suas candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

Feito o registro, os candidatos poderão iniciar suas campanhas eleitorais a partir do dia 16 de agosto. A partir desta data o candidato poderá fazer sua campanha eleitoral dentro das diretrizes e leis que estabelecem a campanha legal.

Mas somente a partir de 28 de agosto é que serão veiculadas os propaganda eleitoral no rádio e na televisão. O pleito eleitoral de Artur Nogueira será no dia 4 de outubro de 2020, e os colégios eleitorais receberão os eleitores a partir das 8 horas da manhã e encerrarão seus trabalhos às 17 horas.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.