21/10/2016

Saiba a diferença entre intoxicação e envenenamento e as causas mais comuns

Ingestão de produtos tóxicos não são incomuns e podem ser graves

Informe publicitário

Os acidentes com cães e gatos através da ingestão de produtos tóxicos não são incomuns e podem ser graves. A diferença entre intoxicação e envenenamento está no tipo e quantidade de produto ingerido ou absorvido pelo organismo da vítima. Intoxicação é o efeito de uma determinada substância no organismo causando alterações fisiológicas mais leves. Já no envenenamento, estas alterações fisiológicas são tão extremas que destroem células ou tecidos da vítima.

sem-titulo-1-1477050264

Dentre os sintomas mais comuns nos casos de intoxicação e envenenamento verificamos vômito, diarreia (tanto um como outro pode apresentar ou não sangue), fraqueza muscular, urinar sem controle, pupilas dilatadas ou contraídas, salivação excessiva, convulsões, descoordenação, mudança de comportamento entre outros sinais neurológicos. O tóxico pode atingir o organismo da vítima através de ingestão nasal, oral ou pelo contato com a pele. Para evitar a intoxicação, deve-se ter cuidado extremo ao manusear e aplicar produtos para o controle de pulgas, carrapatos e sarna pois podem causar a intoxicação das três formas citadas. Qualquer um desses produtos só deve ser utilizado se tiver sido recomendado pelo médico veterinário. Ele irá orientar quanto ao uso correto e todos os cuidados para que seja obtida a eficácia do produto sem prejudicar a saúde do animal e a do proprietário também (alguns produtos utilizados para banhar animais podem ser muito tóxicos para o homem). É importante impedir que o animal “lamba” a área onde foi aplicado o produto ou a água do banho, e banhos com produtos inseticidas nunca devem ser mornos ou quentes (há maior risco de intoxicação).

As intoxicações são mais frequentes por agentes como alimentos, plantas, solventes, tintas. Já os envenenamentos são mais comuns por agrotóxicos, inseticidas para plantas, venenos para o controle de ratos, baratas e insetos em geral. Uma das coisas que, apesar de proibido por lei em áreas urbanas, é bastante utilizado é a aplicação do Round Up, mais conhecido como mata mato. Esse agente é extremamente tóxico tanto para pessoas como para animais. E é também um dos principais causadores de câncer nos humanos e animais também. Portanto, evite a utilização desse agente. Principalmente no seu quintal.

Faça uma vizita à Vita Zoo na Rua 10 de Abril, 991 – Centro – Artur Nogueira-SP. Contato pelo telefone: (19) 3827-1474 9 ou 9 9211-4803 ou pelo Facebook da Vita Zoo. E-mail: fc_animais@yahoo.com.br.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.