28/10/2020

Saean usa caminhões pipas para abastecimento de água

Cidade contou com 80% a menos de chuva que o normal em 2020

Da redação

O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) está abastecendo os reservatórios de água dos bairros através de caminhões pipa. A ação visa minimizar as dificuldades encontradas após Artur Nogueira registrar 80% menos de chuva do que o normal. Além disso, caminhões também estão levando água para a estação de tratamento.

Luís Gustavo, diretor do Saean, explica quais são os problemas encontrados pela autarquia. “Hoje temos 4 bombas na captação, as 4 estão em perfeito estado de funcionamento. Porém, como não temos água o suficiente para captar, não adianta as bombas estarem funcionando, é preciso nível de água. É por isso que em alguns momentos do dia a captação para até que o nível se reestabeleça”, ressalta.

O presidente do Saean, Rodrigo Garcia, reforça que é necessário a colaboração de todos nesse momento. “Estamos levando água para os bairros através de caminhão pipa, mas reforço que precisamos também do apoio da população, a situação não está fácil, essa é a pior estiagem dos últimos anos”, exclama.

O Saean já perfurou oito poços e está fazendo o nono. Tal ação já seria suficiente para garantir o abastecimento de água em tempo integral. No entanto, a falta de chuva recorde complicou a situação de Artur Nogueira e região. “Se não fossem esses poços estaríamos em uma situação ainda mais grave”, afirma Rodrigo.

O Saean espera também que seja aprovado um racionamento e rodízio de água em Artur Nogueira, aguardando a aprovação da Agência Reguladora (Ares-PCL) para colocar o plano em prática.

Falta de chuva

Em 2020 as chuvas em Artur Nogueira só foram normais nos dois primeiros meses do ano. Entre janeiro e fevereiro choveu 392mm. No mesmo período de 2019 choveu 381mm.

Daí pra frente quantidade de chuva despencou. Pra efeito de comparação, entre os meses de março e agosto de 2019 choveu 460mm em Artur Nogueira. No mesmo período de 2020 a quantidade de chuva despenca para 88,9mm, uma queda de 80%.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.