28/03/2022

Saean lança gibi e amplia educação sobre uso consciente da água em Artur Nogueira

Lançamento aconteceu na Escola Caic e reuniu autoridades e estudantes; Foram confeccionados 5 mil exemplares da revista

Da redação

O uso consciente da água ganhou um aliado em Artur Nogueira. Um gibi (revista em quadrinhos) foi lançado nesta segunda-feira (28) e será distribuído para estudantes das redes municipais, estaduais e particulares do município. A iniciativa do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) aborda de forma criativa e dinâmica o desperdício e a escassez da água na tentativa de conscientizar as novas gerações.

A obra intitulada de “Dr. Água em: As Aventuras de Nogueirinha”, traz em seu enredo um importante debate sobre o uso consciente da água e apresenta formas de como preservá-la. Ainda aborda as mudanças climáticas e a escassez da água como consequência de tais mudanças. A reciclagem também ganhou espaço com o reforço da importância de aprender sobre coleta seletiva e sobre o reaproveitamento de materiais. Foram confeccionados 5 mil exemplares da revista.

A primeira criança a receber o material foi Maria Leal de 9 anos. Ela é estudante da escola Emef Prefeito Ederaldo Rossetti (Caic), local do lançamento. Uma das narrativas do gibi foi apresentada pela contadora de história Célia Regina Ribeiro de Souza, do Projeto Oficina das Emoções.

Repercussão

O prefeito da cidade, Lucas Sia (PSD), afirmou para os alunos que o uso correto da água é muito importante e que o gibi foi feito com muito carinho. “Estou muito contente. Estou muito orgulho. Nós estamos fazendo esse trabalho para vocês de uma forma divertida e com muito amor. Que a gente consiga economizar água”, frisou o chefe do executivo, que ainda recomendou a leitura do material para que seja replicado em casa com os pais.

A presidente do Saean reforçou em sua fala a importância de preservar a água e o relevância das crianças neste contexto. “Faz um ano que estou conversando com os adultos para economizar água e não está dando certo. Então a minha ideia foi fazer um gibi”, afirmou Gabriela Montoya.

Já a secretaria de Educação, Débora Sacilotto, enfatizou a adequação das narrativas ao contexto local. “Ninguém vive sem água. Água é vida. Esse material é especial e, por isso, falo com muito orgulho da equipe que fez essa revista. Ela fala de personagens aqui de Artur Nogueira e isso faz todo o sentido”, destacou.

Representando o Poder Legislativo, a vereadora Zezé da Saúde (PTB), destacou a relevância do gibi destacando que essas crianças fazem parte da geração do uso consciente da água. “Vocês, crianças e adolescentes, são a geração que deve ser consciente e ensinar os adultos. Quando vocês chegarem em casa, chamem seus familiares e expliquem que a água é tudo. Eu quero trazer a importância de ser consciente. Vocês irão precisar muito da água”, discursou.

Histórias e personagens

Para apresentar todas as temáticas de forma alegre e descontraída, a equipe de produção deu vida ao personagem Nogueirinha, um menino disposto a aprender com tudo e todos. Ele mora com o pai mecânico; a mãe dona de casa; a irmã cadeirante; o irmão adolescente que costuma demorar no banho; além da irmã bebê e do Faíscão – o cachorro de estimação cheio de humor.

A revistinha conta ainda com aparições surpresas do famoso Dr. Água, a gota animada que ensina toda a família a economizar o recurso hídrico. Outros personagens acabam ganhando destaque, como o funcionário do Saean, que tira dúvidas sobre a autarquia, e o consciente Juquinha – amigo japonês de Nogueirinha.

“Todos os personagens foram pensados com responsabilidade, a fim de apresentar ao leitor uma diversidade de etnias, profissões e de classes sociais. Há negros, brancos, pardos, ruivos, cadeirante, magrinhos, gordinhos, mecânico, dona de casa, catador de recicláveis, técnico e estudante”, destaca a secretária de Educação.

O material foi escrito pela jornalista Daniela Fernandes e ilustrado por Ademilson Araújo, da agência Mira Publicidade. Ao final do gibi, a criança poderá realizar atividades de colorir e caça-palavras. A ideia, segundo a secretaria e o Saean, é fazer das revistas um projeto fixo, com lançamentos anuais.

Fotos do evento

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.