19/10/2021

Saean lamenta roubo em ETE recém-inaugurada

Além de perda de R$72 mil em materiais, autarquia destaca que maior prejuízo foi ambiental

Informe publicitário

Em menos de três meses desde que foi inaugurada, a Estação de Tratamento (ETE) Sítio Novo foi alvo de mais um roubo na noite desta segunda-feira (18), em Artur Nogueira. Segundo o Serviço de Água e Esgoto (Saean), a ação criminosa afetou consideravelmente a ETE, que agora permanecerá parada até que seja restabelecida a energia no local e feita a compra de todo o material levado. A previsão do retorno do funcionamento do local ainda não foi informada.

A estação de tratamento foi invadida por quatro homens armados, que renderam o operador do local e levaram aproximadamente R$72 mil em materiais como cabos de energia, transformador, terminais de compressão, escada, caixa de ferramentas, garrafa de água, botijão de gás e bateria do gerador.

A presidente do Saean Gabriela Montoya lamenta o ocorrido e explica que os prejuízos vão além de recursos financeiros, já que, sem os fios e equipamentos que foram furtados, a Estação precisou ser desativada.

“Essa desativação da Estação compromete significativamente o tratamento de esgoto do município. O esgoto precisou ser desviado para o antigo sistema, e cerca de 70% deixará de ser tratado. Um prejuízo ambiental enorme”, pontuou.

De acordo com a autarquia, até que a ETE Sítio Novo volte a funcionar, somente 30% do esgoto coletado em Artur Nogueira continuará sendo tratado na ETE Três Barras, e o restante será despejado em uma lagoa de decantação.

“Novamente, a autarquia lamenta o ocorrido e afirma que o principal prejudicado é o Meio Ambiente que, infelizmente, receberá dejetos, os quais eram tratados e evitavam danos à natureza”, comentou o Saean em nota.

A previsão para o funcionamento pleno da ETE em breve será informado, haja vista a necessidade da compra dos novos materiais em caráter urgente e religação da energia energia na estação de tratamento.

“Com a inauguração, tínhamos passado a tratar 100% do esgoto coletado e, infelizmente, por atitudes como essa, iremos regredir mais uma vez. Isso tudo é lamentável”, reiterou a presidente.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Artur Nogueira. A investigação foi aberta.

A ESTAÇÃO

A ETE Sítio Novo opera com um sistema de reator aeróbio e anaeróbio de fluxo ascendente. A área utilizada para o processo de tratamento é compacta e apresenta funcionamento moderno e eficiência compatível com a legislação ambiental.

Vale destacar que a a ETE Sítio Novo tem capacidade para tratar 67% do esgoto local, já a ETE Três Barras (inaugurada em 2016) opera tratando 33%.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.