12/04/2012

ABASTECIMENTO: Saean fala sobre falta de água em Artur Nogueira

A falta de água nos últimos dias em alguns bairros de Artur Nogueira causou a revolta e a indignação nos moradores, que sem poder tomar banho, limpar a casa e até mesmo cozinhar ou beber procuram por resposta sobre o motivo da escassez. Em entrevista exclusiva ao Jornal Nogueirense, o Serviço de Água e Esgoto […]

A falta de água nos últimos dias em alguns bairros de Artur Nogueira causou a revolta e a indignação nos moradores, que sem poder tomar banho, limpar a casa e até mesmo cozinhar ou beber procuram por resposta sobre o motivo da escassez.

Em entrevista exclusiva ao Jornal Nogueirense, o Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) esclarece os motivos que causaram e agravaram o problema no município.

Segundo a autarquia, o consumo de água na cidade aumentou nos últimos dois meses em cerca de um milhão de litros. “Captando e tratando 13 milhões de litros por dia, às vezes, não é o suficiente”, afirma o presidente do Saean, Edson Antonio Sacilotto.

Toda água que é captada e tratada em Artur Nogueira durante o dia não é o suficiente para suprir o abastecimento das residências. O que obriga o Saean a não interromper o trabalho, inclusive durante à noite. “Precisamos manter todas as bombas e processos de tratamento ligados 24 horas por dia. Toda a água captada e tratada durante à noite é armazenada para que cubra faltas no dia seguinte”, afirma Sacilotto.

O pico do consumo acontece a partir das quintas-feiras, se agravando na passagem de sexta para sábado. “Precisamos do apoio e da conscientização de todas as pessoas. Racionalizar e economizar são atitudes que podem contribuir muito para que não falte água nas casas”, afirma o presidente.

Sobre a falta de água do último domingo, segunda e terça-feira, o Saean afirma que a adutora que capta água do Ribeirão Boa Vista (Rio Poquinha) se rompeu, causando a interrupção do fornecimento em cerca de 10% da população urbana, ou seja, aproximadamente 1.300 casas.

O rompimento atingiu o cotovelo de um dos canos localizado próximo ao rio, em uma área alagada. Ainda segundo o serviço, o início da manutenção começou no domingo, mas devido a gravidade do problema teve que ser prolongado para a segunda-feira. “Não foi apenas trocar um cano, tivemos que criar um apoio, uma estrutura para dar suporte e evitar que o problema retorne mais tarde”, conta Sacilotto.

O presidente conta ainda que os trabalhos tiveram que ser interrompidos na segunda-feira, devido à chuva que caiu no final da tarde, o que além de aumentar a área inundada, deixou a captação sem energia.

O Saean disponibilizou oito profissionais para resolverem o problema. Às 11h30 de terça-feira o bombeamento de água foi iniciado, normalizando o abastecimento na cidade por volta das 19 horas. “Nós estamos do lado da população. Estamos fazendo de tudo para levar todos os dias água com qualidade para os nogueirenses. Mas também precisamos do apoio e economia da população”, conclui Sacilotto.

Para contatar o Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira ligue para os telefones 3877-2007 ou 3877-4088 (plantão).


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.