12/12/2010

Rúbia Bertini Tergulino, diretora pedagógica da Apae

Experiência educacional é o que não falta para esta mulher. Aos 56 anos de idade, Rúbia já foi diretora da escola estadual Magdalena Sanseverino Grosso, cargo que atuou por 11 anos e diretora da escola municipal Amaro Rodrigues (Ninico). Desde 2008, trabalha como diretora pedagógica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Artur Nogueira. Em comemoração ao dia das Apaes, comemorado no próximo dia 19, entrevistamos a diretora, que recebeu nossa equipe em sua sala, no prédio da Apae da cidade. Rúbia falou sobre a associação, as crises financeiras e do festival cultural, que acontece na próxima quinta-feira

O QUE É A APAE? É uma associação sem fins lucrativos, que busca a promoção da qualidade de vida de pessoas portadoras de necessidades especiais, promovendo condições de oportunidade e cidadania a elas.

O QUE É DESENVOLVIDO? Todos os dias são realizados atividades voltadas à pedagogia, psicologia, saúde bucal, desenvolvimento da coordenação motora, aulas de música, entre outras.

QUANTAS PESSOAS SÃO ATENDIDAS AQUI? São 98 pessoas no regime escolar e mais 40 que vem para o ambulatório. Num total de quase 140 alunos.

QUAL A FAIXA ETÁRIA? De zero a 61 anos, tem bebe que vem pra cá com 15 dias de vida.

QUANTOS PROFISSIONAIS TRABALHAM ATUALMENTE? Envolvendo todos os setores, são 28 profissionais. Um número completamente carente. Precisamos aumentar este quadro de profissionais o mais rápido possível.

POR QUÊ? Porque é necessário. Pra se ter uma ideia, hoje uma criança que precisa realizar certa atividade duas vezes por semana, só está fazendo uma. Por falta de profissionais. Sem contar a parte administrativa, que também precisa de mais pessoas trabalhando. Enfim, todos os dias é um desafio pra todos que estão aqui.

QUAL É O CUSTO MENSAL PARA MANTER A APAE DE ARTUR NOGUEIRA? Aproximadamente 50 mil reais mensais. Um mês é mais, outro menos. Mas esse é o valor médio.

E COMO VOCÊS SOBREVIVEM? Não é fácil. Recebemos subsídio da prefeitura e também do governo do estado de São Paulo, através do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Mas o que nos tira realmente do vermelho são os eventos que realizamos todos os meses.

QUE TIPOS DE EVENTOS? Fazemos um show de prêmios todo mês, trabalhamos no Carnaval, no Encontro de Motos, e o leilão de gado, que aconteceu no último domingo.

A APAE DE ARTUR NOGUEIRA PASSOU POR UMA CRISE FINANCEIRA NESTE ANO? O que é importante deixar claro é que a Apae sempre vive em um momento de necessidade, se não for realizados os eventos, a Apae entra em crise. A diretoria sempre busca realizar ações que contribuam financeiramente com a associação. Como estávamos preparando a nova diretoria que assume ano que vem e não tínhamos encontrado ninguém para assumir os cargos, a Apae poderia ser entregue para a prefeitura, mas graças à Deus, apareceram novas pessoas.

QUEM? A partir do ano e mês que vem, o pai de um dos alunos, o senhor João Nunes Viveiro, assumirá a presidência da Apae.

QUAL É A MAIOR DIFICULDADE QUE VOCÊS ENFRENTAM? É a nossa realidade financeira. Se tivéssemos dinheiro para poder proporcionar tudo o que os nossos alunos necessitam e merecem, tudo seria mais fácil. É triste a gente ter que cortar atividades por falta de material ou até mesmo por falta de profissionais.

E O PRÉDIO DA APAE, PRECISA DE REFORMAS? Precisamos fazer muitas coisas aqui dentro. Colocar piso nas salas, reformar os banheiros, entre outras. No início deste ano, um deputado disse que nos ajudaria. Saiu até em um jornal aqui da cidade, com título de manchete que a Apae receberia 120 mil reais. Todo mundo ficou feliz, mas o dinheiro não veio. E nem virá. Só fizeram a propaganda.

UM CIDADÃO QUE NUNCA FEZ NADA PELA ASSOCIAÇÃO PODE AJUDAR DE ALGUMA FORMA? Sim, todos podem ajudar. Ajuda é o que mais precisamos.

MAS QUE TIPO DE AJUDA? Qualquer um pode se tornar um sócio-contribuinte e colaborar mensalmente com R$10, R$20 ou qualquer outro valor. Ou então, se alguém sabe fazer alguma coisa e queira ensinar aos alunos. A ajuda sempre será bem vinda.

VOCÊS FARÃO UM FESTIVAL ESPECIAL DE NATAL NESTA SEMANA? Exatamente, acontece na próxima quinta-feira, 16. Diferentemente dos outros anos, faremos uma apresentação especial para os alunos. Até ano passado, os alunos faziam as apresentações para os pais, só que não era tão legal, pois eles próprios não podiam assistir as encenações. Essa mudança foi uma forma de poder homenageá-los.

TODOS PODERÃO ASSISTIR? Claro! Aproveito e faço o convite para todos os pais e amigos que queiram confraternizar conosco. O festival acontece às 19 horas, no salão da Apae, a entrada é franca.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.