05/10/2023

Ruas do Parque dos Ipês ficam alagadas durante temporal em Artur Nogueira

Moradores alegam que a situação é antiga; prefeitura disse que está ciente e trabalha para realizar melhorias

Da redação

No último sábado (30), uma intensa tempestade atingiu a cidade de Artur Nogueira. A chuva veio acompanhada de fortes ventos. Apesar de ter sido breve, foi o suficiente para causar alagamentos em trechos de duas ruas do Parque dos Ipês em Artur Nogueira. Moradores afirmam que a situação é recorrente. Procurada, a prefeitura informou que está ciente do problema e trabalha para implementar melhorias (confira a nota na íntegra abaixo).

Morador atravessa rua alagada

A equipe do Portal Nogueirense esteve no local logo após o término da chuva e pôde constatar a situação. O alagamento afetou principalmente as ruas Agustinho Berni e João Gomes Barbosa. A água subiu rapidamente, alcançando a garagem de algumas residências. Após o recuo das águas, tornou-se visível a sujeira trazida pela enxurrada.

Os moradores relataram que a situação é persistente e que sempre que ocorrem chuvas intensas, as ruas ficam alagadas. Além disso, mencionaram a presença de uma galeria de águas pluviais, mas afirmam que ela não é suficiente e que a construção de uma casa próxima a essa galeria tem dificultado o escoamento. “Aqui há uma galeria, mas estão construindo e sobrou pouco espaço para a passagem da água”, afirmou um dos moradores.

Apesar do susto, não houve relatos de invasão de residências ou ocorrência de transtornos significativos causados pela água.

Resposta da Prefeitura

Procurada pela nossa redação, a Prefeitura de Artur Nogueira disse que está ciente da situação e que trabalha na obtenção de recursos para obras de melhorias.

Confira a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Artur Nogueira está ciente da situação e a Secretaria de Planejamento Estratégico, Desenvolvimento Sustentável e Habitação já elaborou um projeto de infraestrutura para essas localidades e está empenhada em obter a liberação dos recursos necessários junto aos órgãos estaduais para realizar as melhorias. Neste ano, o município recebeu a visita da representante do Departamento de Água e Energias Elétricas (DAEE), que realizou análises técnicas na região.

Existe uma galeria no local, no entanto, o alagamento ocorre devido ao adensamento do bairro, causado pela subdivisão dos lotes, o que faz com que a água não infiltre no solo conforme o cálculo original do projeto, escoando rapidamente para o ponto mais baixo.

Quanto a medidas paliativas, a pasta esclarece que não existe uma solução temporária viável. A obra de infraestrutura é necessária e tem um custo estimado entre 600 a 800 mil reais. A Prefeitura está comprometida em buscar os recursos necessários para concretizar esse projeto e resolver definitivamente os problemas de alagamento nessas ruas.

Por fim, a Secretaria de Obras & Serviços realiza regularmente a limpeza das bocas de lobo no bairro e pede a colaboração da população para evitar o descarte irregular de lixo e entulhos, pois isso contribui para obstruir o sistema de drenagem”.

…………………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.