Rodovia de Artur Nogueira registra mais de 360 casos de pane seca em 2023
Além do risco ao veículo, problema regra multa para o motorista
Da redação
Os casos de pane seca, nos quais o veículo para por falta de combustível, registraram uma queda na Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), que corta Artur Nogueira, entre os anos de 2022 e 2023, de acordo com dados da Concessionária Rota das Bandeiras, responsável pela administração da via em toda a sua extensão. Em um ano, a via teve uma redução de 15% nos casos, que além de gerar problemas no veículo, resultam em multa para o motorista.
Segundo o balanço feito pela Rota das Bandeiras, em 2022, foram registrados 433 casos de pane seca, enquanto em 2023, o número caiu para 367, representando uma queda de 15% em um ano, entre os quilômetros 110+280 e 187+310, que abrangem toda a rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332).
A concessionária orienta que o motorista sempre verifique o nível de combustível antes de pegar a estrada. Além disso, caso o problema aconteça durante o percurso, o motorista deve sinalizar que o veículo está com problemas usando o triângulo a pelo menos 30 metros do local em que parou e ligar o pisca alerta. Após realizar a sinalização, é importante que o motorista procure ficar em um local seguro enquanto aguarda por ajuda, preferencialmente atrás de uma defensa metálica ou barreira de concreto. Por último, basta ligar para o Serviço de Atendimento ao Usuário através do 0800-770-8070, para que as equipes de inspeção da Concessionária possam ir até o local para prestar auxílio.
A Rota das Bandeiras ressalta que o problema além de trazer riscos ao veículo, resulta em multa para o motorista. É importante lembrar que a falta de abastecimento pode causar danos em todo o sistema do motor do veículo. O artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê uma multa de R$ 130,16 para esses casos, considerada uma infração média e acarretando quatro pontos na carteira.
…………………………………………
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.