13/06/2018

Reunião debate ampliação do cemitério municipal de Artur Nogueira

Encontro que reuniu parlamentares, moradores e um engenheiro da Prefeitura resultou na criação de comissão para discutir alternativas com o Poder Executivo

Da redação

A Câmara Municipal de Artur Nogueira promoveu na noite desta terça-feira (12) uma reunião com moradores do Parque Residencial Ida Sia para debater o projeto de ampliação do Cemitério Municipal. O encontro contou com a participação de Helton Filippini e resultou na criação de uma comissão de moradores que discutirá alternativas com o prefeito Ivan Vicenstotti (PSB).

A reunião foi marcada após os vereadores receberem muitas reclamações de moradores a respeito do projeto, que transforma uma ampla área verde do parque residencial numa extensão do cemitério atual, cujo espaço para novos sepultamentos está quase no fim. O encontro teve início às 19 horas e reuniu cerca de 30 moradores da região.

Uma das reclamações feitas pelos munícipes é que, segundo eles, Vicensotti (PSDB) havia prometido em campanha que aquela área verde se tornaria uma praça, com árvores e brinquedos. Outro ponto destacado é a desvalorização que os imóveis terão com a implantação do cemitério no local.

Os moradores também afirmaram que, com a construção do espaço para enterros, eles perderão parte da liberdade. Isto porque a vizinhança não poderá, por exemplo, fazer festas enquanto estiverem ocorrendo sepultamentos no cemitério ao lado; do contrário, seriam tidos como desrespeitosos com as pessoas enlutadas na cerimônia fúnebre.

Filippini, que trabalha na Prefeitura há mais de 14 anos, foi convidado para o encontro e apresentou aos moradores o projeto do cemitério. Ele deu as características físicas do espaço e respondeu às perguntas feitas pelos nogueirenses que compareceram à reunião. Segundo o engenheiro, a área verde no Ida Sia é a melhor opção para obra no momento, devido à localização e ao tempo para a execução do projeto.

Os parlamentares, por sua vez, ouviram as reclamações e argumentaram que a situação para eles é delicada. Isso porque, se o projeto for aprovado – na próxima segunda-feira (18), última sessão do semestre –, eles vão desagradar os moradores do Ida Sia. Mas, se o projeto for derrubado, há um grande risco de o Executivo não ter tempo de fazer outro projeto antes de o espaço do cemitério atual acabar.

Nesse último caso, os nogueirenses podem acabar tendo que enterrar entes queridos em outra cidade. E, assim, toda a população pode ser prejudicada.

Por fim, os parlamentares decidiram criar uma comissão de moradores. O grupo se reunirá com o prefeito Ivan Vicensotti (PSB) para discutir alternativas ao projeto, de maneira que ambas as partes sejam beneficiadas. De acordo o presidente da Câmara, Ermes Dagrela (PR), ele mesmo marcará, na manhã desta quarta-feira (13), a reunião da comissão com o chefe do Executivo.

O encontro, segundo os parlamentares, tem de acontecer até sexta-feira (15). Assim, eles poderão considerar as questões acordadas na reunião dos moradores com o Executivo quando forem decidir seus votos em relação ao projeto.

Participaram da reunião os vereadores Beto Baiano (PRP), Mineirinho do Bar (Pros), Ermes Dagrela (PR), Zé da Elétrica (PRP), Zé Pedro Paes (PSD), Rodrigo de Faveri (PTB), Lucas Sia (PSD), Davi da Rádio (DEM), Cristiano da Farmácia (PR) e Professor Adalberto (PSDB).

Leia mais

Cemitério de Artur Nogueira possui poucos espaços para sepultamentos

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.