CASO SAEAN: Autarquia e funcionário público explicam polêmica
Numa foto publicada em outro site de notícias, máquina da Saean aparece em terreno particular
Hidaiana Rosa
Na última sexta-feira (15), um jornal online, que foi criado e lançado recentemente, publicou uma denúncia envolvendo a empresa de Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean).
O Portal Nogueirense teve conhecimento desta denúncia através do Presidente da Saean, Edson Antonio Sacilotto, que procurou a equipe de jornalismo do Nogueirense para falar sobre o caso e divulgar a posição oficial da empresa.
Além de escutar o presidente do Saean, o Portal Nogueirense foi atrás de outras pessoas envolvidas no caso.
A denúncia divulgada pelo outro site
A reportagem de denúncia do jornal online dizia que “máquina e funcionários públicos” de Artur Nogueira foram flagrados “operando em área particular”. A matéria da denúncia estava amparada por uma foto, que mostrava uma máquina sendo operada por um homem vestido de azul, cor do uniforme do Saean. Essa máquina tinha a identificação do Saean e, como demonstrava a foto, estava sendo utilizada para cavar a terra de um terreno localizado no Jardim Bela Vista, em Artur Nogueira. Na imagem também havia outra pessoa, um homem que estava cavando terra com uma pá.
Além disso, o site ainda publicou que a área particular em questão pertence ao funcionário público do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Leandro Ferreira.
Sobre a foto
Questionado sobre a imagem, Edson Antonio Sacilotto, Presidente do Saean, disse que o homem que operava a máquina é funcionário da empresa. Porém, ele desconhece a outra pessoa que aparece na imagem cavando terra com uma pá. Ou seja, apenas um funcionário do Saean está envolvido no caso.
Sacilotto também disse que não tinha conhecimento que a máquina do Saean estava sendo operada naquele local, pois não existe nenhuma ordem de serviço com o registro desse trabalho.
O terreno particular, onde estava a máquina do Saean, realmente pertence ao funcionário público Leandro Ferreira dos Anjos. Leandro é coordenador de Juventude na Secretaria Municipal de Planejamento de Artur Nogueira, e não funcionário do Posto de Atendimento ao Trabalhador, como foi relatado na matéria do outro site de notícias.
O fato
O funcionário do Saean que estava cavando terra no terreno é cliente do cabeleireiro Ageu Ribeiro.
O muro da residência de Ageu Ribeiro estava com uma infiltração e ele pediu para o cliente, funcionário da empresa que cuida do serviço de água e esgoto de Artur Nogueira, averiguar qual era o motivo da infiltração. “Eu estava com o problema da infiltração no muro, a água estava entrando na minha casa. Como ele frequenta o salão, pedi para ele verificar o que estava acontecendo. Não paguei nada pelo serviço, pois ele não cobrou”, informou Ribeiro.
O funcionário do Saean foi até o local e percebeu que, a única forma de ter acesso à parte do muro que estava com infiltração, seria entrar no terreno do funcionário público Leandro Ferreira dos Anjos. Foi aí que o funcionário do Saean relatou isso para Ageu Ribeiro. Ribeiro telefonou para Leandro e pediu permissão para que o funcionário do Saean entrasse com a máquina no terreno, porém o cabeleireiro não disse para Leandro que a máquina que executaria o serviço era do Saean. Leandro autorizou, e o funcionário do Saean cavou o local, tentando descobrir a causa da infiltração.
Polêmica
Leandro Ferreira dos Anjos disse que nem sabia que a máquina que executou o serviço no terreno era do Saean. Segundo ele, se soubesse, não permitiria, pois como ele é funcionário público, qualquer pessoa poderia se aproveitar da situação para explorar o caso, criando assim uma polêmica. “O terreno que se trata aqui [apontando para a foto publicada no site de notícias] é meu. Não tem como negar. Outro dia o vizinho do fundo disse que estava com infiltração no muro e pediu para a máquina entrar. Eu deixei. Ele não me falou qual era a empresa que faria o serviço para ele e eu também nem me preocupei em perguntar. Só autorizei. A máquina não estava realizando nenhum serviço para mim. Abomino qualquer tipo de corrupção.”, afirmou Leandro Ferreira dos Anjos.
Leandro ainda se mostrou insatisfeito com a atitude do outro site de notícias. “Eles citaram o meu nome e nem me procuraram para escutar a minha versão. Eu trabalho na secretaria de planejamento. As pessoas envolvidas nesse site sabem onde eu trabalho e poderiam muito bem ter ido lá e ouvido a minha versão a respeito disso aqui [apontando para a notícia]. Não adianta falar que me procurou, pois não procurou. Entrei em contato com diversos departamentos da prefeitura e os funcionários disseram que ninguém foi atrás de mim. Eles nunca foram lá me procurar. Eu não tenho nada a ver com isso [se referindo à denúncia]. Eu apenas autorizei para o cabeleireiro abrir lá.”, desabafou Leandro Ferreira dos Anjos.
Posição do Saean
Segundo o Presidente do Saean, Edson Antonio Sacilotto, a empresa já abriu uma sindicância para apurar e acompanhar o caso. Ainda segundo Sacilotto, todos os funcionários possuem conhecimento dos procedimentos da empresa e sabem que não podem executar nenhuma atividade sem a ordem de serviço, documento que controla as manutenções realizadas pelo Saean. “Nós somos responsáveis pelo esgoto e pela água. Realizamos serviços externos, porém, a empresa pode reparar problemas internos, mas tudo é feito com ordem de serviço e cada reparo tem um preço, com exceção daqueles reparos que o morador já paga a tarifa através da conta de água. Abrimos uma sindicância interna e vamos apurar o que ocorreu. O funcionário do Saean que aparece na imagem desse outro site já foi ouvido. Vamos analisar o caso e tomar providências.”, finalizou Sacilotto.
Leandro Ferreira: “Eles citaram o meu nome e nem me procuraram para escutar a minha versão”
Gilson Strassa e Edson Antonio Sacilotto: “O Saean já abriu sindicância para apurar o caso”
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.