24/08/2021

Responsável por abrigo fala sobre engasgamento de criança em Artur Nogueira

Lucas diz que todos os procedimentos de primeiros socorros foram realizados; e que a criança já está no convívio do abrigo


Da redação

O coordenador do  Lar Renascer de Artur Nogueira, Lucas Barbosa, emitiu uma nota sobre o ocorrido na manhã desta terça-feira (24). Uma criança de 4 anos se engasgou com um pedaço de carne em sua alimentação. Agentes da Polícia Municipal realizaram o salvamento da criança.

Na nota, Lucas ressalta que a instituição é um serviço de alta complexidade e que tem parcerias com a secretarias municipais como da Promoção Social, Vara da Infância e Juventude e Conselho Tutelar. A instituição é um lar que acolhe crianças e adolescentes em situação de risco.

Nesta data, Lucas narra que a criança se alimentava normalmente quando veio a se engasgar com um alimento ingerido. O próprio coordenador do lar, imediatamente realizou os procedimentos de primeiros socorros na qual ele é habilitado. Assim, Lucas diz que, conforme o plano de ação, foi feito o acionamento do Serviço de Resgate Municipal e da Guarda.

Ele narra que muito rapidamente a Guarda Municipal chegou ao local e que os GM´s já trataram de encaminhar ao Pronto-Socorro Municipal.

A criança foi atendida, recebeu os devidos cuidados médicos e foi liberada após permanecer em observação na unidade hospitalar.
O Coordenador do Lar opina que este tipo de ocorrência pode acontecer em qualquer lar. E que agradece ao empenho de sua equipe, da Polícia Municipal e também do Pronto-Socorro.

Leia a nota na íntegra:

“Informamos que a Associação Lar Renascer desenvolve um serviço de alta complexidade em parcerias com as Secretarias Municipais, Promoção Social, Vara da Infância e Juventude, Conselho Tutelar e da comunidade do nosso município. Tendo como objetivo acolher crianças e adolescentes em situação de risco, enviadas pela Vara da Infância e Juventude.
Aqui nós funcionamos 24horas; estamos sempre aptos e disponíveis para receber crianças a qualquer hora do dia ou da noite. Temos um quadro mínimo efetivo para este funcionamento de 09 colaboradores entre cuidadores em escala 12×36 e equipe técnica.

Sobre a Ocorrência:

Às 11h30 do dia de hoje (24/08 – terça-feira) a cuidadora social estava alimentando a criança normalmente como todos os dias acontece. Onde a educadora percebeu que a mesma veio a se engasgar com o alimento ingerido. Imediatamente após perceber reação de engasgamento, a cuidadora solicitou ajuda dos demais parceiros da equipe, onde o coordenador do abrigo o Sr. LUCAS BARBOSA – membro designado NR5 – iniciou-se os primeiros socorros. Procedimento obtidos no treinamento de prevenção de segurança do trabalho para formação de de componentes da CIPA.
Após a conclusão dos procedimentos foi seguido o plano de ação e o acionamento da Ambulância ou Guarda Municipal. A GM chegou em fração de segundos, e imediatamente, partimos direto para o pronto socorro, onde a criança recebeu os devidos atendimentos médicos, bem como o desengasgamento completo.Ela ficou em observação, tirou o raio-x, e passa bem no abrigo.

Palavras do Lucas Barbosa

É muito importante que os pais ou cuidadores fiquem atentos quanto a alimentação e mastigação das crianças. É natural que os pequenos se distraem enquanto comem. Entretanto incidentes como estes podem ocorrer em qualquer residência onde tem crianças pequenas.
Fico feliz e aliviado em poder atuar de maneira correta junto a nossa equipe quanto aos ação imediata nos primeiros socorros.
Gostaria de parabenizar a atuação e pontualidade da equipe médica do pronto socorro e da Guarda Municipal pela agilidade de sempre quando acionada; são verdadeiros heróis de plantão. Penso que todos juntos formamos uma rede de proteção àqueles que precisam.
Reitero ainda como presidente do CMDCA (conselho da criança e do adolescentes) irei compartilhar a experiência que tivemos hoje para que todos aqueles que trabalham com crianças e adolescentes possam motivar suas equipes a se capacitar; pois é impossível prever estas ocorrências e ao menos parte da equipe precisa estar apta para ação e primeiros socorros”.

Lucas Barbosa

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.