16/06/2021

Represa de Artur Nogueira tem capacidade para 400 milhões de litros de água

Barragem “Mateus Mariano Batista Cotrins” foi construída em 1989

Da redação

Construída a partir de 1989, a barragem “Mateus Mariano Batista Cotrins” é hoje o maior reservatório de água de Artur Nogueira. Chamada de Cotrins, a represa está localizada em uma área de 160.000 m² e tem capacidade de armazenamento de 400.000 m³. Ela opera 24 horas por dia e atende 70% da demanda da população nogueirense.

O local da barragem foi escolhido após análise de engenheiros da Prefeitura da época e, também, do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE). Havia outros lugares com potencial para receber a grande construção, no entanto, o Sítio Novo foi escolhido.

Foto da inauguração da barragem

Para a construção da represa, foi utilizada apenas verba dos cofres do Poder Executivo Municipal. E a decisão do investimento partiu da necessidade do reservatório devido ao déficit hídrico do município.

A barragem, desde então, já passou por algumas vistorias e desassoreamentos para garantir o funcionamento e/ou manutenção da mesma.

Estiagem

O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) já lançou a Campanha de Estiagem “Economizar é fácil, ficar sem é difícil”. A iniciativa tem o objetivo de incentivar o consumo consciente e alertar a população nogueirense sobre os riscos de falta de água, em virtude das chuvas abaixo da média.

O período de estiagem se iniciará em julho e se estenderá até outubro de 2021, e a autarquia incentiva a redução do consumo de água nas residências do município. Além da divulgação nas redes sociais, o Saean contará com agentes que orientarão a população contra o desperdício.

As ações preventivas tendem a evitar que os reservatórios não entrem em estado de emergência, evitando o racionamento e outras consequências decorrentes da estiagem. “Uma pequena atitude diária nossa faz toda a diferença na preservação dos recursos hídricos e, também, na conta de água”, frisa a presidente do Saean Gabriela Montoya.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.