31/10/2014

Represa de Artur Nogueira pode secar, alerta Saean

Principal reservatório de água do município vive o pior nível da história

Por Isadora Stentzler

Os reservatórios de Artur Nogueira diminuíram 70% do seu volume desde novembro do ano passado, quando as chuvas eram comuns no município. Agora, com a estiagem dos últimos meses, o abastecimento na cidade está limitado a 30% da capacidade total. Segundo o Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) se as chuvas não vierem a Represa do Cotrins, principal fornecedora de água ao município, pode secar.

DSC_0469

A fim de estabilizar o problema, o Saean cortou a distribuição de água das 13 às 17 horas desde o dia 18 de outubro. “Mas quando o volume está muito baixo também temos cortado a distribuição das 23 às 4 horas”, explica o presidente do Saean, Antonio Sacilotto.

Hoje o abastecimento de Artur Nogueira é feito pela captação de água da Represa Cotrins, do Rio Poquinha e do Balneário Municipal. Mas Sacilotto alarma quanto a situação destes reservatórios. “A Represa Cotrins, que é a principal fonte de água, hoje está secando e não é uma chuva de um dia que vai melhorar isso. É importante que as pessoas continuem poupando, não lavando calçadas ou fazendo outras atividades que desperdicem água. E os cortes de fornecimento irão continuar até a situação normalizar”, enfatiza Sacilotto.

Situação

Na casa da comerciante Monica Ferreira Dolisne, moradora do Jardim Planalto, toda vez que se encerra a interrupção no abastecimento a água volta sem condições de uso. “Por isso agora utilizo água mineral para cozinhar e gasto em média dois galões [de 20 litros] por semana. Antes um galão durava até 10 dias.”

Segundo a comerciante de 30 anos, a situação já deixou a família sem água durante dois dias. “Eu trabalho o dia todo, então quando chego em casa por volta das 18 horas não tenho como lavar as roupas ou limpar a casa, pois tenho que economizar a água da caixa, já que não sei quando irá retornar o abastecimento”, conta, frisando que depois dos dois dias a água só voltou às 21h da noite, momento em que ela pode limpar a casa e as roupas. “Então o pouco tempo para descansar agora passo trabalhando.”

Para driblar a situação Monica tem lavado a roupa uma vez na semana, a louça uma vez ao dia e acumula a água da máquina de lavar roupa para usar na limpeza do quintal e da casa. “Também troquei as torneiras com vazamento por novas e controlo o tempo do banho.”

DSC_0492 DSC_0476 DSC_0465


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.