15/07/2014

Represa de Artur Nogueira enfrenta pior crise em 20 anos

Segundo o Saean, se os nogueirenses não economizarem, em 30 dias será preciso racionar água

Rafaela Martins

A falta de chuva que a região sudeste tem enfrentado vem preocupando autoridades de Artur Nogueira. Devido à estiagem, o nível de água da Represa Cotrins, que abastece 80% das casas da cidade, está a baixo do nível recomendado por especialistas. Com a capacidade de armazenar 315 mil metros cúbicos de água, a represa atualmente armazena cerca de 94 mil metros cúbicos, quase 30% da capacidade, de acordo com informações divulgadas pelo Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean), sendo a pior crise em 20 anos.

Represa

Para o superintendente do Saean, Toninho Sacilotto, a situação é séria. “Confesso que estou bem preocupado com a nossa situação em relação a água. A cada dia mais o nível está diminuindo e nada tem sido feito pela população para economizar. Estamos gastando mais água do que tem entrado nos reservatórios. Os nogueirenses só vão entender esse momento de extrema seca quando realmente faltar água em casa”, declara Sacilotto.

A falta de chuva é um problema que a Região Metropolitana de Campinas (RMC) enfrenta desde o início deste ano. Para a mesma época em 2012, Artur Nogueira apresentou 297,6 milímetros de chuva. Em 2013, a cidade apresentou 226,8 milímetros no mês de janeiro. Em 2014, até o mês de fevereiro havia chovido apenas 108,2 milímetros.

Segundo Sacilotto, na última quarta-feira (9) era previsto chover cerca de 10 milímetros. Mesmo com a frente fria que trouxe pancadas de chuva durante o início da semana passada, foi registrado apenas 0,5 milímetros de água. “Esperávamos uma boa chuva na semana passada, mas não foi isso que aconteceu. Se continuarmos nesse estado entraremos em uma situação pior da que já nos encontramos. Além de contar com a sorte para que chova, se os nogueirenses não contribuírem, economizando, em 30 dias iremos racionar a água”, esclarece o superintendente.

Mesmo sem contar com a chuva, a população nogueirense pode ajudar a diminuir os danos que esta seca está causando. Segundo o superintendente o segredo está em reaprender a usar a água.  Em entrevista, Sacilotto dá várias sugestões de economia. “Banhos rápidos, evitar deixar torneira aberta enquanto escova os dentes ou faz a barba; não lavar a calçada, entre outras diversas sugestões. Mas temos que economizar. Não adianta investirmos tanto em melhorias na rede de água, se a população não tem contribuído. Repito: se não nos conscientizarmos sobre essa economia, iremos racionar água muito em breve”.

Segundo o boletim divulgado na última segunda-feira (14) pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas aplicadas à Agricultura (Cepagri), durante a semana haverá sol com ligeira variação de nuvens em toda a região sem expectativa de mudanças até a quinta-feira. Ainda segundo o centro de pesquisas, na sexta-feira estão previstas pancadas de chuva com a passagem de uma frente fria.

Abaixo, você confere uma comparação exclusiva feita pela reportagem do Portal Nogueirense. São fotos registradas em junho de 2012 comparadas com imagens feitas na tarde de ontem. Veja:

2012

3

2014

Represa

………………………………………………

2012

Represa

2014

Represa

………………………………………………

2012

Represa

2014

Represa

………………………………………………

2012

Represa

2014

Represa

………………………………………………

2012

Represa

2014

Represa

Dicas de economia

1 – No Banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2 – Ao escovar os dentes: Escove os dentes e enxágue a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água.

3 – Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

4 – Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Feche bem as torneiras.

5 – Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

6 – Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

7 – Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez.

8 – Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

9 – Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar.

10 – Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura: Se precisar utilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar.

[poll id=”50″]


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.