30/04/2018

Ranking coloca Artur Nogueira entre cidades menos violentas de São Paulo

Município possui oitavo menor Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV) do estado

Da redação

Um estudo realizado pelo Instituto Sou da Paz colocou Artur Nogueira entre as cidades menos violentas do Estado de São Paulo. No ranking elaborado com base nos resultados da pesquisa, o município “Berço da Amizade” teve a oitava melhor colocação estadual no Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV).

Para o levantamento, a organização não governamental (ONG) analisou Boletins de Ocorrência (B.O.s) de três tipos de crime: homicídio, estupro e crime patrimonial. A pesquisa levou em conta dados divulgados pelas Delegacias de Polícia Civil de 138 municípios paulistas ao longo do ano passado.

A ideia é que o índice desenvolvido pelo Sou da Paz funcione como um termômetro, revelando a maneira como a violência se comporta nos locais analisados. Para isso, foram cruzados os números da criminalidade divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) com o número da população em municípios com mais de 50 mil habitantes

Também foram elaborados valores entre 0 e 100 para cada tipo de crime e usado um cálculo que envolve taxa populacional. Além disso, alguns crimes ganharam índices de gravidade para serem posteriormente usados nos cálculos acima.

No fim, Artur Nogueira foi classificada como a oitava cidade menos violenta do estado. Os municípios com resultados melhores foram São Caetano do Sul, Jaú, Santos, Piracicaba, Valinhos, Mococa e São José do Rio Pardo. As cidades mais violentas, segundo o índice, foram Lorena, Itanhaém e Ibiúna.

Satisfação

A segurança de Artur Nogueira também é a sexta mais bem avaliada pela população na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Isso é o que revela uma pesquisa da Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (Indsat), que ouviu cerca de seis mil moradores das 15 maiores cidades da região. O levantamento foi feito uma vez a cada três meses durante todo o ano passado (2017).

Em Artur Nogueira, a pesquisa ouviu cerca de 400 moradores de diversos bairros. No último trimestre de 2017, o estudo revelou que a Segurança Pública da cidade está entre as seis mais bem avaliadas da RMC. Na pontuação do índice, o serviço marcou 630 pontos, alcançando o equivalente a grau médio de satisfação.

Leia mais

Número de ocorrências policiais diminui em Artur Nogueira

PM comemora queda no índice de ocorrências em Artur Nogueira

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.