Raízes entopem encanamento e geram prejuízo a comerciantes de Artur Nogueira
Troca de tubulações já custou mais de R$ 5 mil para nogueirenses atingidas pelo problema
Da redação
Apesar da vasta sombra que proporcionam, tornando o cinturão verde de Artur Nogueira uma espécie de oásis nesses dias de intenso calor e secura, as Ficus benjamina plantadas no local são uma dor de cabeça para quem mora próximo a elas. Na manhã desta quarta-feira (13), duas comerciantes da cidade, cujos estabelecimentos estão instalados na Rua Ademar de Barros, procuraram o Portal Nogueirense para fazer uma reclamação a respeito das imensas árvores.
Não foi difícil entender a gravidade da situação. O buraco aberto no quintal do imóvel escancarou um problema já conhecido naquela vizinhança: as raízes das Ficus, que se infiltram por dezenas de metros sob o solo e danificam os encanamentos que encontram pelo caminho. Nesse caso, as tubulações ficaram completamente entupidas e tiveram que ser removidas. E essa não é a primeira vez que isso acontece no local.
As Ficus neste ponto da cidade ultrapassam facilmente os 10 metros de altura e produzem uma sombra muito bem-vinda para motoristas, pedestres e nogueirenses que frequentam a Feira Livre de domingo. No entanto, grandes árvores exigem grandes raízes. E de acordo com a comerciante Fabíola Camargo, o problema com as plantas acontece há pelo menos 17 anos, tempo que reside no local.
“No início deste ano, nós tivemos que refazer todo o encanamento do nosso prédio. Nós cansamos de chamar o Saean para resolver esses problemas, e acabamos fazendo nós mesmo”, explica Fabíola. “Só nessa troca de encanamento gastamos cerca de 5 mil reais”, reclama.
Para Fran Souza, a situação é ainda mais dramática. O encanamento que recebe o esgoto do prédio onde trabalha e mora está entupido e precisou ser trocado na manhã desta quarta-feira (13).
“Esse problema não acontece só com a gente, mas na rua inteira, dos dois lados”, explica a moradora, indignada. “Para mim, não sei se é possível, mas a melhor solução seria cortar essas árvores e, no lugar, plantar outras que não nos causem problemas”, sugere.
Nativa do sudeste asiático, a Ficus benjamina, imensa árvore de troncos grossos e copas frondosas que são comuns em calçadas e canteiros de cidades de todo o Brasil, apresenta um grande problema para a infraestrutura do município. Apesar da beleza e da sombra convidativa , a espécie é conhecida por causar sérios estragos em calçadas e ruas próximas das quais são plantadas. As tubulações subterrâneas também são alvos das fortes raízes dela, que podem alcançar dezenas de metros de extensão e afetar até a fundação de edificações.
A larga escala do plantio de Ficus pelas ruas da cidade, contudo, pode revelar que a inserção dessas plantas na paisagem nogueirense foi realizada sem uma correta análise dos efeitos disso a longo prazo. Como argumentado pela arquiteta e urbanista Gabrielle Guedes em outra publicação do Portal Nogueirense, o plantio da espécie é um erro de planejamento. “Por quê? Porque não se chamou um especialista antes de plantar”, afirmou na ocasião.
Para Gabrielle, o problema pode ser evitado. “É tudo uma questão de planejar corretamente, analisar os locais onde serão instalados postes, onde serão feitas calçadas, para escolher a planta adequada”, analisou.
Prefeitura
Questionada, a Prefeitura de Artur Nogueira explicou que já está tomando providências a respeito do caso. Confira abaixo, na íntegra, a nota do Executivo.
“Com a reativação do Viveiro Municipal no início do ano, estão sendo formadas novas mudas de diversas árvores para que seja desenvolvido um plano de retirada dos Ficus e plantio de novas espécies no local. A Prefeitura está estudando a melhor forma de substituição dessas árvores, já que devido o grande porte, o custo de remoção será elevado, além das interferências do cabeamento aéreo de energia elétrica, telefonia e fibra óptica que podem ser danificados durante a retirada delas”.
Leia mais
Derrubada de árvores revela problemas de planejamento em Artur Nogueira
Quantidade de árvores em Artur Nogueira está abaixo do recomendado
Artur Nogueira precisa plantar 6 mil árvores para alcançar arborização ideal
……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.