23/07/2012

“Quero a Semana LGBT no calendário da cidade” afirma Raoni

Durante quatro dias, evento proporcionou palestras, teatro e shows

Myllena de Luca

Entre os dias 19 e 22, aconteceu a 1º Semana do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT) de Artur Nogueira.

Segundo a Drag Queen, Lohren Beauty, o evento superou as expectativas. “Por ser uma cidade pequena, as pessoas foram receptivas. Eu desci da van e muitos quiseram tirar fotos. Queremos mostrar que a diversidade existe e precisa ser respeitada”, comenta Lohren.

O evento contou com a presença de moradores das cidades de Cosmópolis, Limeira, Paulínia, Campinas e Piracicaba. O objetivo do encontro foi conscientizar a população sobre os deveres e direitos de homossexuais.

Segundo o organizador Raoni Zopolato, os quatro dias de evento alcançaram o sucesso esperado. “Por ser o primeiro evento de LGBT organizado na cidade, achei que superou muito mais minhas expectativas. Essa semana que se inicia será realizada uma reunião com o Conselho Municipal de Cultura para decidir se a programação fará parte do calendário de eventos da cidade”, comenta Zopolato.

O evento teve apoio da Prefeitura, Movimento Cultura Brincantti, além de patrocinadores. “Apesar de toda a polêmica que houve na cidade, o encontro conseguiu atingir os objetivos propostos pela direção da 1ª Semana do Orgulho LGBT em Artur Nogueira. Mais uma vez reforço, todo evento que promove a discussão e o debate de políticas públicas de inclusão social deve sempre ser respeitado e incentivado pelo poder público”, declara o Secretário Municipal de Educação, Marcos Roberto Campos.

1º Semana do Orgulho LGBT

Quinta-feira (19): CLIQUE E VEJA AS FOTOS 

A abertura do evento aconteceu no Anfiteatro da Escola Modelo. Cerca de 80 pessoas, entre homossexuais e heterossexuais, assistiram duas palestras, além de várias performances de Drag Queens da região.

O encontro foi apresentado pelo organizador Raoni Zopolato e pela Miss Artur Nogueira Vanessa Pamplona. “Devemos respeitar e sempre estarmos dispostos a conversar e debater sobre o assunto, afinal de contas o público LGBT está em notório crescimento, inclusive em Artur Nogueira, por isso é importante abordarmos o tema sem preconceitos”, afirma Vanessa, que ganhou o título de anfitriã do evento.

O clínico geral Dr. Lucas Leite palestrou sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e sobre prevenção. “A orientação sexual deve estar sempre presente, independente se a pessoa é hétero ou homossexual”, afirma o médico.

Sexta-feira (20): CLIQUE E VEJA AS FOTOS 

O destaque da noite foi a encenação da peça teatral “Depoimentos”, exibida no Anfiteatro da Escola Modelo. Aproximadamente 200 pessoas assistiram ao espetáculo.

O roteiro da peça foi escrito pelo organizador Raoni Zopolato, que também participou como um dos personagens da história. “O objetivo do teatro foi o mesmo de todas as outras atividades que estão sendo realizadas no evento, que é combater o preconceito. A inspiração veio da minha própria história e da vida de amigos próximos”, afirma Zopolato.

Durante o teatro, foi apresentado um vídeo com depoimentos verídicos sobre as dificuldades e barreiras que homossexuais passaram no decorrer de suas vidas. “É importante o debate sobre o assunto, pois ajuda a tirar a máscara que a sociedade costuma usar. A peça acaba fazendo uma releitura da vida e mostra que a própria vida não é tão quadrada quanto aparenta”, afirma o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luiz Paulo Chiodi.

A peça teve participação especial do Balé do Clube Floresta e do Movimento Cultural Brincantti.

Sábado (21): CLIQUE E VEJA AS FOTOS 

O terceiro dia da programação LGBT contou com apresentação de dança independente, show de drag queen e balada. O evento teve início às 21 horas e aconteceu em frente à Praça do Coreto.

A atração mais esperada e mais aplaudida da noite foi o show da transexual nogueirense, Cissa Martins. Durante apresentação inédita, Cissa encenou dublagem de músicas do estilo dance.

“Aqui em Artur tem muito gay, em todo lugar tem, então, porque não fazer o evento em Artur Nogueira? Queremos mostrar que o gay também é gente. Ele também pode brilhar numa praça pública e não só dentro de uma boate”, explica Cissa Martins.

Além de Cissa Martins, o grupo Gaga Cover, de Cosmópolis, e a drag queen Bety Biju, do município de Santa Gertrudes, animaram o público presente no evento.

Domingo (22): CLIQUE E VEJA AS FOTOS 

O último dia também aconteceu em frente à Praça do Coreto. O evento começou às 17 horas e contou com cerca de 700 pessoas.

O público presente teve a oportunidade de conferir apresentações de dança e cover de cantoras de destaque como Lady Gaga e Beyonce. Além disso, o evento também proporcionou show com DJ.

Na noite foi escolhida a madrinha, rainha e princesa da Comunidade LGBT de Artur Nogueira. O organizador Raoni Zopolato homenageou a Lohren Beauty como madrinha da comunidade, Ket Butterfly como princesa e Cissa Martins como rainha. “Gostaria de agradecer, também, as pessoas que estiveram envolvidas, a minha família que esteve me ajudando na organização todo o tempo e ao meu namorado”, agradece Raoni Zopolato.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.