01/05/2015

VÍDEO: Quem são os trabalhadores invisíveis de Artur Nogueira?

No Dia do Trabalho, o Portal Nogueirense mostra profissões importantes, mas que muitas vezes são despercebidas pela sociedade

Por Isadora Stentzler

O caminhão prefere não parar. Acelera e freia, acelera e freia. Acelera. Freia. Mas não para. O ritmo é lento, insistente. Vai de rua a rua e abre caminho para os homens vestidos de laranja. A cor é vibrante e o barulho, alto. Na rua antes do sol, na rua mesmo na chuva, os homens de laranja, apagados trabalhadores, levam embora toda a sujeira e por deixar ruas limpas, mal recebem um obrigado.  E se não passarem hoje? E se não passarem na semana? E se não existissem? “Ah, seu gari, obrigado por vir aqui e dar conta do que não consigo. E desculpe-me as garrafas de vidro que cortam suas mãos. Não era minha intenção.”

Na rota do caminhão está o cemitério. Caminho de todos. Os vivos. Mas de quem são as covas? O que se aprende em meio às covas? Quem cava as covas? Também é gente comum. Porém quem leva flores aos mortos nem sempre percebe os vivos. E ficam anônimos os que tiram a terra da terra para guardar histórias. Função precisa, quando se faz questão de um canto sagrado. De um espaço de memória. Ali, tem cova que receberá um rico. Tem cova que receberá um pobre. Quem as faz, sabe: “Vamos todos para o mesmo buraco. Ninguém é maior que ninguém”. Há filosofia entre as cruzes. Mas de quem a conduz mal se vê o rosto e se entende o trabalho. Ainda que seja algo que “não é pra qualquer um”.

A simplicidade da função deixa os profissionais essenciais fora dos holofotes pomposos. Seriam eles desnecessários? Não. E não há quem diga não. São apenas anônimos. Invisíveis porque um dia alguém não resolveu valorizá-los mais.

Jardineiros o sabem. Quão belas são as flores do quintal e as árvores das calçadas. Que maravilha é ver as folhas do outono caírem e imaginar que uma gigante veio de um ramo. E quão desconhecido é a pessoa que abriu o buraco na terra, adubou e regou. Em Artur Nogueira quem o faz sonha em ser Engenheira Ambiental enquanto prepara a terra adubada em saquinhos. “Eu amo trabalhar com isso”.

ASSISTA:

No vídeo abaixo, o Portal Nogueirense traz uma reportagem especial em homenagem ao Dia do Trabalhador, neste caso profissões importantes, que muitas vezes são despercebidas pela sociedade, se tornando quase invisíveis.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.