24/10/2020

Quantidade de chuva tem redução de 80% em Artur Nogueira

Dados do Ciiagro comparam período entre março e agosto de 2019 e 2020

Da redação

Todo o Estado de São Paulo tem passado por um período grande de estiagem. A baixa quantidade de chuva na região sudeste do Brasil chama a atenção. Em Artur Nogueira não é diferente. Segundo o Centro integrado de informações agrometeorológicas (Ciiagro), a quantidade de chuvas teve redução de 80% em solo nogueirense.

Em 2020 as chuvas em Artur Nogueira só foram normais nos dois primeiros meses do ano. Entre janeiro e fevereiro choveu 392mm. No mesmo período de 2019 choveu 381mm.

Daí pra frente a quantidade de chuva despencou. Pra efeito de comparação, entre os meses de março e agosto de 2019 choveu 460mm em Artur Nogueira. No mesmo período de 2020 a quantidade de chuva despencou para 88,9mm, representando uma queda de 80%.

Rodrigo Fernando Garcia, presidente-superintendente do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean), afirma que a baixa quantidade de chuva é um desafio enorme.

“Toda nossa região tem passado por isso. Esses dias olhei uma foto do Rio Piracicaba e fiquei espantado com a situação, isso é algo muito preocupante quando pensamos em abastecimento de água”, comentou o presidente.

Rodrigo explica quais ações estão sendo tomadas no município nogueirense quanto à escassez de água e pede o apoio da população.

“Os dados do Ciiagro mostram que a situação é alarmante. O Saean não tem medido esforços para minimizar o problema, já ativamos sete poços artesianos e estamos abrindo o oitavo, esse não é um desafio só nosso, já conversei com gestores de outros municípios da nossa região e eles também têm sentido na pele os problemas da estiagem. É um momento que precisamos agir e também contar com o apoio da população, não desperdiçando água”, ressaltou o presidente.

Medição

A unidade usada para de medir o volume de chuva é milímetros (mm). Quando se diz que choveu 20mm em um determinado dia, significa dizer que, se houvesse um recipiente com um metro quadrado captando água da chuva, iria se acumular 20mm de água dentro do mesmo ou 20 litros por metro quadrado.

O instrumento que mede a chuva se chama pluviômetro e existem vários deles espalhados pelo país. Os pluviômetros ficam dentro de diversas estações meteorológicas oficiais e vão fornecer os dados do Brasil todo, como uma rede de informações. Esses dados é que vão permitir as comparações da quantidade de chuva por dia, por mês e por ano.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.