Quantidade de árvores em Artur Nogueira está abaixo do recomendado
Afirmação foi feita pela Secretaria de Meio Ambiente durante o 1º Fórum socioambiental de Artur Nogueira
Da redação
A cobertura arbórea de Artur Nogueira está abaixo do recomendado tanto em quantidade como em diversificação de espécies. A informação foi dada pela Secretaria de Meio Ambiente durante o 1º Fórum Socioambiental de Artur Nogueira. A pasta afirmou, porém, que já está elaborando um plano de arborização que eleve esse índice e melhore a qualidade de vida da população.
Durante a apresentação da Secretaria de Meio Ambiente de Artur Nogueira no Fórum foi revelado que a cobertura arbórea do município é de apenas 8,25%, número bem abaixo do recomendado, que fica entre 20% e 30%. “Para cada árvore que temos, teríamos que plantar outras 25 para cobrir a defasagem”, comentou Renato Malagó, secretário de Meio Ambiente, durante o evento.
Além da escassez de árvores, a diversidade delas também não é suficiente. De acordo com a pasta, 65% das árvores da cidade pertencem a apenas quatro espécies. “Isso não é bom, especialmente caso haja uma praga na região. A cidade perderia muitas árvores”, explicou Heline Laura, diretora de Meio Ambiente, durante uma apresentação no Fórum.
Malagó também contou que, em janeiro, o Viveiro Municipal não tinha nenhuma árvore para doar e plantar. “O Viveiro estava completamente abandonado”, afirmou. Segundo ele, o local voltou a funcionar normalmente e novas mudas já estão sendo produzidas para serem plantadas no município.
O secretário também disse que Artur Nogueira não possui uma cartilha de arborização, mas que ela já está sendo elaborada pela pasta. O documento deve servir para orientar os moradores a como plantar árvores na cidade e quais as espécies que podem ser utilizadas. Ele também comentou que não há um plano pronto para solucionar a escassez de cobertura arbórea no município nem a falta de diversidade dela, mas assegurou que o plano já está em desenvolvimento.
……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.