25/10/2019

A psicóloga Sabrina Tanajura faz um alerta aos pais sobre o filme Coringa

A psicóloga Sabrina Tanajura ressalta como uma história vinda dos quadrinhos levanta questões psicológicas e políticas fáceis de serem encontradas em sociedade

Em tempos de redes sociais encontraremos as mais variadas visões e interpretações a respeito do filme Coringa. De toda a forma, como profissional da área da saúde mental a psicóloga Sabrina Tanajura, entende que tenha o compromisso de alertar os pais sobre o conteúdo do filme.

Não, o filme não se trata do vilão dos quadrinhos de forma simples ou óbvia. O filme aborda de maneira nua e crua as dores de um homem adulto que passou por inúmeras experiências de abuso, em especial, as psicológicas e emocionais ao longo de sua vida. É um filme que exige muita maturidade emocional para que se possa compreender a dor, o medo, o desespero, a redenção e a controversa glória experimentada pelo personagem.

É de tirar o fôlego tamanha humanidade, quer seja pelo viés do sofrimento quer seja pela crueldade, impressa sobre o homem que no filme recebe o nome de Coringa. Crianças não terão a maturidade e repertório emocional para acompanharem o filme. É repleto de sutilezas, ironias, sarcasmos que crianças não são capazes, em função de sua etapa de desenvolvimento, compreender. 

Não é um filme de super heróis ou vilões. É um filme que retrata os abusos que muitas pessoas vivem por esse mundo afora e que permitiu a construção do personagem Coringa. É um drama desses bem densos que nos faz refletir sobre nós mesmos e sobre o mundo que diariamente estamos construindo. A censura aponta 16 anos como idade mínima. Independentemente da classificação, a psicóloga faz um apelo especial aos pais para avaliarem os impactos. 

Sabrina F. Tanajura 

Psicóloga graduada em 2002 pela Pontifícia Universidade de Campinas (PUCC) com experiência em Psicoterapia e Gestão de Pessoas. Possui Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS) e MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Também é estudante de Nutrição pela Universidade Paulista (UNIP)

Psicoterapeuta e Psicotraumatologista com especialização no Treino de Controle do Stress e Tratamento de Stress Pós Traumático. Terapeuta Cognitivo Comportamental com atuação clínica para casos de Depressão, Ansiedade, Insônia, Enxaqueca, TOC, Transtorno do Pânico, Transtorno Bipolar, Stress, TPM, Raiva, Transtornos de Personalidade, Compulsão Alimentar, Bulimia, Anorexia, Fobias entre outros. Realização de avaliação psicológica para cirurgia bariátrica.

Business Partner com atuação nos seguintes subsistemas de RH: Coach, Consultoria Interna, Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Remuneração, Comunicação entre outras voltadas ao desenvolvimento e implementação de estratégias para Gestão de Pessoas.

 

 

Sabrina F. Tanajura é psicóloga clínica especialista em terapia cognitivo comportamental. O endereço de atendimento é R. São Sebastião, 405 – Centro, Artur Nogueira/SP, Clínica Essence. Para entrar em contato o telefone é (19) 3827-1227  e o celular é (19) 98184-6878. 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.