12/12/2018

Psicóloga Sabrina Tanajura fala sobre a importância do autoconhecimento

Profissional é especialista em terapia cognitivo comportamental e atua em Artur Nogueira

Informe publicitário

Enfim, dezembro de 2018. Um ano que se mostrou repleto de incertezas, de lutas e de possibilidades de mudanças. Oportunidades? Quem sabe… afinal, tudo depende do ponto de vista do protagonista. Mas, você sabe o que significa ser protagonista?

De acordo com os dicionários, protagonista é a personagem principal de uma narrativa, seja ela contada através de um livro, de uma peça de teatro, na apresentação de uma dança, novela, séries, filmes, entre outras possibilidades. E curiosamente, com a chegada do final de ano, surgem também muitas dúvidas a respeito da história que contamos ao longo do ano sobre nós mesmos. É comum no mês de dezembro olharmos para trás, retomarmos nossas metas de início de ano, verificarmos os caminhos trilhados e refletirmos sobre o quanto fomos expectadores ou protagonistas da nossa própria história.

Nem sempre ficamos satisfeitos e isso é mais natural e comum do que se imagina. Tudo vai depender da forma como vamos olhar para nossa própria história. Tudo vai depender do peso que vamos atribuir aos fatos e às situações para que a vida se apresente como uma oportunidade ou um fardo a se carregar pelos próximos anos. Falando assim parece simples, mas sabemos da complexidade envolvida no processo de olhar a vida com outros olhos.

A maneira como entendemos quem somos, a forma como pensamos sobre o jeito de ser das outras pessoas e o modo como compreendemos o mundo à nossa volta dizem muito sobre como olhamos para a vida e como nos relacionamos com ela, pois nossa forma de pensar guia nossas emoções e nossos comportamentos.

Desta forma, quanto mais clareza temos sobre nossos pensamentos não só ampliamos as chances de protagonizar nossa história como também passamos a ser autores dela. Não é preciso viver sempre o mesmo drama. A vida não precisa ser apenas uma piada mal contada e tão pouco um terror sem fim. É possível escrevê-la e vivê-la de diferentes formas em variados momentos.

Atualmente existem muitas maneiras que auxiliam no processo do auto-conhecimento. Uma delas é a terapia cognitiva comportamental. Através dela são trabalhadas diferentes técnicas que auxiliam no reconhecimento do modo como vemos e nos relacionamentos com a vida. Os sentimentos e nossas atitudes também são alvo de atenção e cuidado. Todo o trabalho é feito para que haja um ajuste entre as situações, os pensamentos, as emoções e as atitudes, pois quando não há conexão entre esses fatores ficamos confusos, perdidos, emocionalmente e mentalmente desgastados. Nos tornamos expectadores de um filme mal dublado e que insiste em ser reprisado.

Escrever e protagonizar a própria história é uma tarefa a ser construída. Não é simples, mas também não é impossível. Quando vivemos a mesma história durante muito tempo, temos dificuldade em enxergar outras possibilidades e isso é natural. Com o desenvolvimento do auto-conhecimento torna-se possível identificar que há outros caminhos, outros canais de apresentação, outras mídias, outras possibilidades, outras escolhas… enfim, torna-se possível escrever, viver e contar outras histórias sobre nós mesmos pelos próximos anos das nossas vidas.

Sabrina F. Tanajura

Psicóloga graduada em 2002 pela Pontifícia Universidade de Campinas (PUCC) com experiência em Psicoterapia e Gestão de Pessoas. Possui Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS) e MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Psicoterapeuta e Psicotraumatologista com especialização no Treino de Controle do Stress e Tratamento de Stress Pós Traumático. Terapeuta Cognitivo Comportamental com atuação clínica para casos de Depressão, Ansiedade, Insônia, Enxaqueca, TOC, Transtorno do Pânico, Transtorno Bipolar, Stress, TPM, Raiva, Transtornos de Personalidade, Compulsão Alimentar, Bulimia, Anorexia, Fobias entre outros. Realização de avaliação psicológica para cirurgia bariátrica.

Business Partner com atuação nos seguintes subsistemas de RH: Coach, Consultoria Interna, Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Remuneração, Comunicação entre outras voltadas ao desenvolvimento e implementação de estratégias para Gestão de Pessoas.

Sabrina F. Tanajura é psicóloga clínica especialista em terapia cognitivo comportamental. O endereço de atendimento é R. São Sebastião, 405 – Centro, Artur Nogueira/SP, Clínica Essence. Para entrar em contato o telefone é (19) 3827-1227  e o celular é (19) 98184-6878.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.