26/05/2019

Projetos esportivos beneficiam mais de 1.490 pessoas em Artur Nogueira

Entre as modalidades em andamento na cidade estão vôlei, basquete, futebol, futsal e judô

Da redação

Mais de 1.400 pessoas são beneficiadas com os projetos de esporte em Artur Nogueira. Através do trabalho desempenhado pela secretaria de Esportes e atuação de colaboradores vinculados às iniciativas municipais, essa realidade tem contribuído, principalmente, para que a juventude nogueirense trilhe o caminho esportivo com perspectivas para o futuro.

De acordo com dados da pasta responsável, atualmente são especificamente 1.490  pessoas beneficiadas com aulas e treinos vinculados a diferentes vertentes esportivas na cidade. Entre as modalidades desenvolvidas no município estão o vôlei, basquete, futsal, futebol e o judô. O percentual de inscritos nas atividades esportivas vem crescendo a cada ano.

Para se ter uma ideia, o número de participantes em aulas de voleibol na cidade em 2017 era de 290, em 2018 eram 330, já em 2019, houve o aumento para 370 inscritos. A promoção deste esporte tem alcançado crianças a partir de 8 anos até 12 anos, adolescentes de 13 a 17 e, também, adultos a partir de 18 anos até a vertente adaptada, de 50 anos ou mais, com espaço para o público masculino e feminino.

Em 2017 ocorreu o trabalho de iniciação ao vôlei, onde os participantes tiveram conhecimento de todos os aspectos da modalidade esportiva. Torneios desta vertente tem sido promovidos pela secretaria de Esporte da cidade, premiando os times inscritos com medalhas de vitória e de participação. Em 2018, no Campeonato da Associação Desportiva Regional (ADR), o time Infanto Masculino do município alcançou o 2º lugar na competição e, a categoria Adaptado Feminino, o 3º lugar.

Neste ano de 2019, jogadoras do vôlei da categoria Adulto Feminino (Avançado) foram vice-campeãs e os jogadores do Adulto Feminino (Intermediário) ficaram em 3º lugar no Torneio de Conchal (SP). Caio Vinícius Rodrigues, treinador de vôlei atuante no projeto municipal da categoria, considera o desenvolvimento desse esporte algo importante e de grande utilidade para Artur Nogueira. “O projeto de voleibol, mais que um esporte, é um jeito de viver. Mantido através da Associação Desportiva de Voleibol (ADV), tem como principal intuito massificar a modalidade no município, além de fazer com que a cidade pratique e goste do voleibol, seja para a recreação ou para o rendimento físico”, pontua.

No basquetebol de Artur Nogueira, em 2018, haviam 40 alunos inscritos, já em 2019, esse número dobrou, passando para 80 inscritos. Entre os participantes estão crianças de 10 a 12 anos, além de adolescentes de 13 a 17 e, também, adultos a partir de 18 anos presentes na categoria masculina.

Em 2018 ocorreu no município o 1º Torneio de Basquete 3×3, reunindo 96 atletas no total. Também em 2018 houve a 1ª Copa de Basquete, com 15 equipes competidoras. Em 2019 foi promovido o 2º Torneio de Basquete 3×3 e, em breve, são previstas participações das equipes em torneios a serem realizados em cidades da região.

O futsal também é outra modalidade esportiva incentivada pela secretaria de Esportes de Artur Nogueira. Em 2017 foram 220 alunos inscritos para as aulas dessa vertente, em 2018 esse número passou para 300 e neste ano, 2019, já são 300 alunos inscritos. Os participantes têm entre 4 e 20 anos.

No Campeonato da Associação Desportiva Regional (ADR) de 2017, os competidores inscritos foram campeões nas categorias sub 10, sub 14, sub 16 e sub 18. O sub 12 foi vice na competição. Em 2018, no mesmo campeonato, as categorias sub 12 e sub 16 foram as campeãs. Já as categorias sub 14 e sub 18, conquistaram a segunda colocação na competição.

No futebol, em 2018, a secretaria de Esportes tinha 100 alunos inscritos, já em 2019, a demanda passou para 190 participantes. E os participantes também alcançaram bons resultados nessa vertente, onde os jogadores do sub 15 e sub 17 foram campeões na Copa Cosmopolitana de Futebol 2018.

Outra categoria esportiva que tem dado muitos frutos em Artur Nogueira é o judô. A vertente conta atualmente com 550 alunos inscritos, sendo a mais procurada para a prática das aulas na cidade. Os alunos possuem idades entre 2 e 50 anos. Rodolpho Lavoura, professor da vertente esportiva em Artur Nogueira, relata que esse esporte tem ensinado muito mais do que uma técnica marcial, mas também, valores sociais.

“O Projeto Judô veio cobrir uma carência que o município tinha no quesito esportivo e social. Todas as nossas atividades são desenvolvidas com valores sociais, como o respeito, a disciplina, a responsabilidade e a autonomia. Começamos a ter aulas no núcleos de escolas e nosso maior objetivo é trabalhar com um esporte que, além das capacidades físicas, desenvolvemos o fator psíquico e social. O maior benefício que esse projeto consegue promover é a possibilidade dos alunos sonharem, acreditarem em si mesmos, no potencial deles e saberem que é possível chegar onde quiserem com determinação, vontade e empenho”, reflete.

Entre os torneios em que os alunos têm se destacado estão a Copa Rio Internacional de Judô, o Campeonato Paulista Aspirante de Judô, o Campeonato Paulista Sênior, realizados em 2018, também o Inter Regional do Campeonato Paulista, a Taça Brasil, o Campeonato Brasileiro Regional, o Open Mercival de Judô e o Circuito Europeu de Judô da Alemanha.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.