02/03/2019

Projetos de incentivo literário têm continuidade em Artur Nogueira

Entre as ações está o projeto “Pequenos escritores hoje, grandes cidadãos amanhã”, que terá sua 3ª edição no município

Diego Faria

O projeto “Leitura na Escola – Ética e Cidadania”, desenvolvido pela secretaria de Educação de Artur Nogueira em 2017, resultou em frutos no município e devem ter continuidade. Esse ano a iniciativa continua a ser desempenhada nas unidades de ensino da cidade, envolvendo alunos, professores e gestores. A produção literária com o projeto “Pequenos escritores hoje, grandes cidadãos amanhã” também prossegue e chegará em sua 3ª edição, com a produção de mais um livro pelos discentes.

Para 2019 o projeto “Leitura nas Escola” será aplicado de maneira mais ampla, abrangendo discentes da Educação Infantil, até os estudantes do Ensino Fundamental. Desta maneira, pajens, professores e educadores devem receber  a capacitação necessária para desempenhar atividades ligadas ao projeto dentro das salas de aula.

Atrelado a essa atividade, o projeto “Pequenos escritores hoje, grandes cidadãos amanhã”, voltado aos alunos de 5º Ano, será ministrado em sua 3ª edição no município, através do programa “Como nasce um livro?”, incentivado pela Editora Adonis. A atividade resultará na produção do 3º livro, escrito e ilustrado pelos próprios alunos da rede municipal. Em 2017 e 2018, os estudantes da rede de ensino também se empenharam na referida produção, que teve resultados positivos, culminando na criação de exemplares de aproximadamente 120 páginas, com textos e ilustrações criativas, elaboradas por eles.

A secretaria municipal de Educação, Elaine Vicensotti, atua frente aos projetos. Ela tem a previsão de início das atividades para o mês de março, se estendendo por todo o ano letivo. “O profissional da Educação precisa se sentir capacitado para construir um clima na escola de respeito, cooperativismo, honestidade, responsabilidade e de amor ao ser humano. Nesses dois anos de Projeto, já é perceptível a mudança no ambiente escolar, que vem se tornando mais positivo e cooperativo, na busca de melhores caminhos para a convivência ética. Acredito que esse Projeto é um suporte que contribui para um ambiente educacional favorável ao desenvolvimento socioeducacional dos nossos alunos,” observa Elaine.

O Projeto “Pequenos escritores hoje, grandes cidadãos amanhã” é uma ação de incentivo à leitura e à escrita, buscando enriquecer o projeto “Leitura na Escola”, que acontece nas escolas do município. Nas edições passadas, as atividades chegaram a envolver cerca de 600 alunos, além de pajens, professores e gestores. O lançamento da obra produzida deverá ocorrer em um evento municipal aberto à comunidade.

Leia mais

Lançamento de livro de estudantes reúne 400 pessoas em Artur Nogueira

Estudantes nogueirenses lançam 2º livro em Artur Nogueira

Alunos de Artur Nogueira lançam livro em evento especial

Livro escrito por alunos de Artur Nogueira será lançado nesta quarta

Educação implanta Projeto Leitura na Escola em Artur Nogueira

.……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.