12/12/2014

Projeto realizado em Artur Nogueira é apresentado no Fórum Mundial de Direitos Humanos

Jornal Jardim Carolina foi o único projeto da América do Sul a participar do Fórum, em Genebra

Por Isadora Stentzler

O projeto de extensão “Jornal Jardim Carolina – uma experiência comunitária e cidadã” foi apresentado na última quarta-feira, dia 10, no Fórum de Direitos Humanos na sede da União das Nações Unidas (ONU), em Genebra.  A apresentação foi feita pelo estudante de Jornalismo Guilherme Cavalcante na categoria Iniciativas de jovens para manutenção dos direitos humanos no mundo. Foi o único projeto de toda a América do Sul apresentado no Fórum.

O convite para participar veio de uma pesquisadora do escritório de Direitos Humanos que conheceu o projeto após ser apresentado em outubro deste ano no Social Innovation and Global Ethics Forum (SIGEF 2014). “Jamais imaginei que estaria em Genebra apresentando o projeto Jardim Carolina”, comenta Cavalcante a respeito da proporção que o projeto tomou. “Também nunca achei que ele seria selecionado como um dos 30 melhores do mundo, um dos 60 melhores do Brasil e o único da América do Sul para ser apresentado na ONU.”

O projeto Jardim Carolina existe há três anos e consiste na publicação de um jornal impresso mensal de 12 páginas onde são mostradas reportagens sobre o dia a dia da comunidade do Jardim Carolina. Entre as ações do projeto, além do jornal, há a realização de oficinas de jornalismo impresso, vídeo-documentário, fotografia, e iniciativas de conscientização da população em relação à prevenção e saúde. O público atingido chega a quatro mil pessoas.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim Carolina, Advigues Santana, desde que o projeto começou o bairro sofreu impactos positivos. “Hoje a gente tirou a venda dos olhos e caminha com a cabeça erguida. Porque antes do Carolina aqui era só um bairro de periferia, mas depois do Carolina o bairro recebeu um ar de dignidade”, comenta.

Na apresentação de quarta-feira, Cavalcante falou dos problemas relacionados à mídia, sobretudo da concentração midiática e a falta de pluralidade, e apresentou o Jardim Carolina como uma alternativa a este problema. “Eu acredito, acima de tudo, no poder da ideia. E acho que independente do alcance, uma ideia sempre muda o mundo. Então o legado que fica do Carolina e o que nos leva adiante com esse projeto é o legado da comunicação alternativa e da comunicação participativa”, ressalta.

1237596_688167304614393_7575558943673580059_n

Depois da apresentação Cavalcante firmou parcerias com representantes do GovFaces, considerado um dos melhores projetos sociais da Europa, que deve colocar o Jardim Carolina nas redes sociais em uma base experimental.

Jardim Carolina

O projeto Jardim Carolina é uma iniciativa da Agência Brasileira de Jornalismo (ABJ), ligada ao curso de Jornalismo do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, em parceria da Associação de Moradores do bairro Jardim Carolina. Há um ano o projeto também conta com o apoio da Escola da Família.

jornal carolina

Evento

O Fórum de Direitos Humanos é subsidiado pela Organização Mundial dos Direitos Humanos e é realizado sempre no dia 10 de dezembro, em Genebra, em comemoração ao Dia Mundial dos Direitos Humanos. Na edição de 2014, cerca de 100 pessoas estiveram presentes.

As apresentações aconteceram das 9 às 18 horas no Centro Internacional de Conferências de Genebra, que também faz parte das Nações Unidas, e se dividiram nas categorias Iniciativas de segurança e direitos humanos, Iniciativas de jovens para manutenção dos direitos humanos no mundo e Iniciativas de organizações não governamentais. O evento também contou com quadros de programas realizados pela Organização de Direitos Humanos no Tajiquistão, Ucrânia e Líbano.

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.