13/03/2019

Projeto antibullying envolve 5.400 alunos em rede municipal de Artur Nogueira

Iniciativa visa desenvolver a convivência ética e de cidadania nas unidades escolares

Diego Faria

Um trabalho de incentivo à convivência e cidadania, implantado pela rede municipal de ensino de Artur Nogueira há cerca de dois anos, continua a ser desempenhado no município. Um dos resultados desta atividade resultou no projeto antibullying, aplicado nas unidades escolares municipais da cidade, abrangendo milhares de estudantes e centenas de professores.

Educadores e gestores da rede municipal de ensino têm se empenhado para desenvolverem ações que instruam os alunos a combater atos de bullying e outras formas que prejudiquem o convívio dos discentes, dentro e fora das salas de aula. Atividades de instrução por meio da literatura, entre outras ações, são formas adotadas para aplicar esse tipo de diálogo.

Desde 2017, o projeto antibullying vem alcançando discentes da Educação Educação Infantil – desde o Maternal 2 e do Ensino Fundamental – até o 5º Ano. O programa tem envolvido cerca de 5.400 alunos e 400 professores por ano. Em 2019, o plano continuará a ser aplicado nas escolas pela rede de ensino.

Os materiais utilizados nas salas de aula para a continuidade do projeto são adquiridos através de Licitação, sendo necessários e fundamentais para o desenvolvimento do programa. Com o apoio e a aplicação da literatura, os estudantes fazem a releitura do relacionamento humano e, com isso, conseguem entender como lidar com os conflitos e diferenças, expressando seus sentimentos no meio em que convive, sendo este a sala de aula, o meio familiar e comunitário.

De acordo com a secretária de Educação, Elaine Vicensotti Boer, o projeto antibullying é algo de grande importância para que os alunos tenham uma boa convivência dentro das escolas e, também, para com a sociedade. A atividade é aplicada com a ajuda de instruções adquiridas pelos docentes por meio de outras instituições de ensino da região, explica a secretária. “Vale ressaltar que os gestores e professores receberam capacitações ministradas por formadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM – Unesp / Unicamp), para trabalhar com o material adquirido e para mediar os conflitos presentes no cotidiano das unidades escolares”, pontua.

Uma reunião junto ao Departamento de Licitações aconteceu, na sexta-feira (1), para tratar sobre a licitação para a aquisição de livros a serem destinados ao projeto de “Ética e Cidadania”. O edital completo foi disponibilizado através do Portal da Transparência da Prefeitura de Artur Nogueira.

Lei Antibullying

A lei n. 13.185, aprovada em 6 novembro de 2015, institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Pela regra, escolas e clubes devem promover medidas de prevenção e combate ao bullying. A norma determina também que sejam realizadas campanhas educativas e que seja oferecida assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores.

Leia mais

Educadores de Artur Nogueira participam de palestra antibullying

Escolas municipais de Artur Nogueira terão programa antibullying

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.