08/03/2022

Programa “Guardião da Mulher” completa 1 ano de lançamento com 80 atendimentos

Número equivale a uma média de 6 atendimentos às mulheres em risco de violência doméstica por mês em Artur Nogueira

Da redação

Há exatamente um ano, durante o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, lançava o programa Guardião da Mulher – idealizado para proteger vítimas de violência doméstica e coibir tal prática criminosa. Nesta terça-feira (08), a Administração Municipal comemora a data e relembra ações de amparo e cuidado à população feminina.

Segundo o secretário Roberto Daher, a aceitação do programa tem garantido segurança a dezenas de nogueirenses. Isso porque, desde o lançamento, o aplicativo foi instalado 86 vezes e possibilitou 80 atendimentos. O número equivale a uma média de 6 mulheres assistidas por mês. “São atendimentos preventivos, em que os agentes policiais vão até as casas dessas pessoas e verificam se está tudo bem”, frisou.

Daher revela ainda que, com o apoio do programa, a Guarda Municipal realizou 3 prisões durante o período. “Esse número de prisões pra gente é o ideal, pois mostra o resultado eficaz do trabalho de prevenção. Queremos que as pessoas saibam da funcionalidade do aplicativo e que os potenciais agressores fiquem temerosos com a possibilidade do botão ser acionado e de que a polícia aja”, destacou.

O prefeito Lucas Sia comemora a data e destaca o compromisso com a segurança da população feminina. “O programa Guardião da Mulher ressalta a intenção dessa gestão em manter nossas mulheres sempre seguras. O dia 08 de março nos lembra de suas lutas e do quanto a existência delas é importante. No entanto, queremos que as mulheres nogueirenses saibam que lutamos para garantir o respeito que merecem não só em um dia específico, mas nos demais dias do ano também”, destacou.

GUARDIÃO DA MULHER

O aplicativo possibilita que mulheres – especialmente aquelas abrangidas por medidas protetivas concedidas pela Justiça – acionem o serviço de emergência em casos de risco à integridade física ou a própria vida. A ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de promover a ação protetiva às mulheres em situação de vulnerabilidade.

“A mulher pode apertar uma espécie de ‘botão do pânico’ no aplicativo de seu celular e acionar a polícia. Quando o botão é acionado, a viatura do patrulhamento Guardião da Mulher é enviada automática e rapidamente para o local onde foi emitido o sinal do celular em georreferenciamento”, explicou o secretário.

O socorro ganha agilidade ao pular a etapa de triagem pela qual passam as ligações que são feitas pelos telefones 153 e 190.  As interessadas em baixar o aplicativo devem se dirigir à Guarda Municipal, localizada na rua Primeiro de Janeiro, 1674.

BLITZ 

A fim de divulgar o programa, as secretarias de Segurança e de Assistência e Desenvolvimento Social realizaram diversas ações de entregas de cartilhas, com orientação aos moradores sobre o “Guardião da Mulher”.

Durante a Blitz, agentes da Guarda Municipal e assistentes sociais visitaram pontos de grande fluxo da cidade, lembrando a população sobre a importância de denunciar todas as formas de violência.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.