04/08/2020

“Profissionais da Educação, da Saúde estão adoecendo, falta interesse deste governo”, diz Adalberto

Adalberto Di Lábio utilizou o momento de fala livre em sessão da Câmara para criticar o Poder Executivo sobre vetos

Da redação

Durante a 16ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Artur Nogueira, promovida na noite desta segunda-feira (3), o vereador Adalberto Di Lábio utilizou o momento de fala livre para promover críticas ao Poder Executivo. Entre os temas citados pelo parlamentar esteve os vetos do Projeto de Lei 009/2020 e 010/2020, que solicitavam ações para o ensino à distância e a criação de um portal da transparência a respeito das ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19).

Na oportunidade, Adalberto citou que mesmo com a intenção de promover o bem à população e, até mesmo contribuir com o trabalho do governo por meio do referido PL, não foi acatada pelo chefe do Executivo por se tratar de uma ação de vereadores cistos como oposição.

“O PL 009, que fiz em parceria com o nobre vereador Lucas Sia, infelizmente, o prefeito mostrou mais uma vez que ele usa aquele slogan bem antigo: ‘manda quem pode’. Mesmo quando as preposições são para ajudá-los no governo, ele prefere se posicionar dizendo que nós estamos interferindo no seu trabalho. Principalmente, quando parte de vereadores que são tidos como oposição. Eu não sei que oposição é essa, porque todos os projetos de interesse do povo, para o bem do povo, para o bem do município, tenho certeza que nenhum deles nós reprovamos nessa Casa”, citou.

Di Lábio ainda acrescentou sobre o tema dizendo que a medida proposta pelo PL 009 poderia ajudar a evitar que profissionais da Educação fossem contaminados pelo Covid-19, o que, de acordo com ele, tem ocorrido na cidade.

“Esse Projeto 009 era um projeto autorizativo para que se investisse no município e criasse uma plataforma para aulas virtuais. Ele [prefeito Vicensotti] preferiu prorrogar os trabalhos home office e parcialmente, também, presenciais. Isso nos traz uma grande preocupação, porque coordenadores, diretores, professores, funcionários das escolas estão tendo contato com muitas pessoas, e com pessoas que podem estar contaminadas. E quando chega ao nosso conhecimento que tem funcionários da Educação, por exemplo, coordenador, coordenadora da Educação que está infectado, está até entubado, como nós tivemos conhecimento, filhos de funcionários com o problema do Covid-19, isso nos traz preocupação”, afirmou.

Ainda durante a fala, Adalberto se dirigiu à Secretaria Municipal de Educação e também citou outro projeto vetado pelo Executivo, o PL 010, que solicitou a criação de um portal da transparência para a divulgação de ações de prevenção contra o Covid-19 na cidade.

“Ao meu ver, a Secretaria de Educação não está preocupada com isso. Está preocupada em manter o que eles fizeram. Não olham para o Brasil que bateu a marca de 94 mil óbitos. O prefeito perdeu uma oportunidade de mostrar para o povo que ele tem um compromisso com o povo. Perdeu a oportunidade de mostrar que tem responsabilidade e compromisso. Já que muitas de suas promessas feitas em campanha, ele não conseguiu cumprir. E quando se tem a oportunidade de fazer uma coisa boa, não faz porque foi a oposição, como o Portal da Transparência para demostrar onde que está o investimento, os recursos vindos do governo para tratamento e prevenção de Covid-19. Não está interessado em mostrar onde está o dinheiro. Nem o quanto veio, nem o quanto gastou, nem o quanto investiu e nem o quanto tem em caixa. Talvez, nesse momento, estejam confeccionando um novo decreto para a liberação de mais recursos. Profissionais da Educação estão adoecendo, profissionais da Saúde estão adoecendo, mas falta interesse deste governo, falta interesse do Poder Executivo e informar, em proteger o cidadão. Fica aqui a nossa indignação”, acrescentou.

A próxima sessão da Câmara de Vereadores de Artur Nogueira ocorre na segunda-feira (10), a partir das 19h30.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.