22/12/2018

Professora faz sucesso ensinando matemática nas redes sociais em Artur Nogueira

Caroline Xavier Annibale é professora efetiva da Rede Estadual de São Paulo e digital influencer através do perfil "Dona de Matemática"

Daniela Fernandes

O número de digital influencer ou influenciador digital cresce a cada dia! Assim, a chamada profissão do futuro tem despertado a curiosidade de diversas pessoas e ganhado novos adeptos de todo o mundo. Em Artur Nogueira, a realidade não é diferente. Caroline Xavier Annibale é professora efetiva da Rede Estadual de São Paulo e tem trazido ao município uma nova forma de se estudar matemática: através dos studygrams.

Nunca ouviu falar nesse termo ‘Studygrams’? Não tem problema, Caroline nos explica já que a educadora tem feito sucesso nas redes sociais com o inusitado método. Desde 2010, ela possui alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. E, atualmente, leciona na Escola Estadual José Apparecido Munhoz. Segundo a docente, os studygrams nada mais são do que perfis no Instagram voltados para estudos. Ela resolveu se aventurar no ramo e conta como tudo começou.

“Na verdade, o ‘Dona de Matemática’ surgiu quase sem querer. Percebi que quase nenhum falava exclusivamente sobre matemática, pelo menos não do jeito que eu esperava: um pé na matemática e outro na papelaria”, fala sobre o perfil. A professora afirma que sempre ajudou os estudantes pelas redes sociais. “Comecei a postar os meus resumos, que eu uso para trabalhar em sala de aula e desde o começo, muitas pessoas me procuram para parabenizar a iniciativa”, comemora.

Caroline ressalta que, infelizmente, não é todo mundo que se identifica com matemática. Por isso, ela fica muito contente em saber que o conteúdo do ‘Dona’ está ajudando cada vez mais pessoas.

As postagens acontecem todos os dias, tendo dias específicos para resumos de conteúdos de matemática que os seguidores pedem no direct ou nos comentários. Além dos posts, ela faz vídeos no Igtv com resoluções e explicações de exercícios de avaliações externas, como Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Caroline ama o que faz. As postagens deixam evidentes o zelo, organização e carinho que a professora tem pela profissão. Tudo feito para os quase 10 mil seguidores.

As explicações são lúdicas e diversificadas. Há um quadro chamado “Onde está o erro?”, no qual a educadora insere um erro proposital em uma resolução de exercício e os estudantes/entusiastas da matemática devem achar, como em um jogo. “Procuro sempre postar algumas mensagens motivadores com lettering e, também, dou dicas de estudos em geral e itens de papelaria, porque quando você mantém um caderno bonito e organizado, fica muito mais fácil de se estudar”, descreve.

O sucesso do perfil ‘Dona de Matemática’, segundo Caroline, está atrelado à difícil compreensão da disciplina, aplicabilidade no cotidiano ou até por dificuldades com os conteúdos. Ela conta que busca não complicar o ensinamento. “Eu prefiro fazer um resumo que seja simplificado, acessível, sem aquela linguagem matemática cheia de termos que ninguém lembra, apostando nos exemplos detalhados para que os seguidores consigam, por seu próprio mérito, resolver os exercícios e assimilar o conteúdo de uma maneira mais didática, mais descontraída”, afirma.

Se o seguidor não gosta de matemática, a professora defende que precisa fazê-lo ler, por isso, também utiliza títulos chamativos e com uma caligrafia mais “caprichada” para destacar o ‘Dona’ de outros conteúdos. Os seguidores são variados, de todas as idades, PEB I até universitários e concurseiros, mas a maioria esmagadora é de alunos que frequentam Ensino Fundamental e Médio.

“Muitos seguidores são daqui de Artur Nogueira, incluindo alunos e ex-alunos muito queridos. Mas tem um pessoal do Brasil todo e de fora do país também, que sempre entram em contato com dúvidas, sugestões de postagens ou simplesmente para conversar ou pedir dicas para montar seu próprio studygram, o que eu sempre encorajo muito, pois esse meio de utilizar a rede social é o que dá a disciplina de criar uma rotina de estudos, que é mais do que necessário para qualquer estudante”, admoesta.

De acordo com a professora e digital influencer, o Dona por enquanto está somente no Instagram. Mas a ideia é que a brincadeira despretensiosa se profissionalize ainda mais. O projeto de Caroline é ampliar o alcance das plataformas, incluindo YouTube e Facebook, e criar conteúdos específicos para cada rede social.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.