10/06/2018

Primeiro Ecoponto da região será inaugurado em Artur Nogueira

Unidade ligada ao Consab funcionará na antiga Escola da Ponte de Tábua

Da redação

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Consab) inaugurará o primeiro Ecoponto da região na próxima semana, em Artur Nogueira. A unidade funcionará no prédio da antiga Escola da Ponte de Tábua e abre as portas à população na terça-feira (12), às 9 horas.

O evento é gratuito e aberto a todo público interessado.

A escola foi escolhida pelo Consab porque estava inutilizada e atendia às necessidades básicas para a criação do Ecoponto Ponte de Tábua. “Esse será o primeiro Ecoponto dentre as cidades da região, servindo de modelo para os demais municípios consorciados”, adianta o consórcio.

De acordo com o Consab, o espaço da antiga escola foi completamente reformado e adequado para receber o projeto. “A antiga escola estava totalmente deteriorada, sem portões e registros sanitários. Foram colocadas novas portas em todos cômodos, novos vasos e pias nos sanitários, novos vidros nas janelas. Toda instalação elétrica foi refeita e as tubulações hídricas e grande parte do telhado foram trocados”, informa por meio da Assessoria de Imprensa.

Por se tratar de uma iniciativa ambiental, o consórcio instalou lâmpadas de LED em todo sistema de iluminação e, nos banheiros, vasos sanitários com caixa acoplada, a fim de economizar água. “O sistema de esgoto também foi refeito e passou a ter um biodigestor e não mais uma fossa séptica como antes. A pintura total da antiga escola também foi necessária, assim como a recuperação da alvenaria em alguns pontos que possuíam rachaduras”, acrescenta o Consab.

O Ecoponto realizará a coleta e acondicionamento de resíduos de várias tipologias, como pneus inservíveis, lâmpadas queimadas, medicamentos vencidos e lixo eletrônico. Assim que esses resíduos atingirem volume suficiente, serão encaminhados para a destinação final de forma ambientalmente correta.

“Estão previstas a inclusão dos alunos das escolas municipais em palestras sobre educação ambiental e visitas guiadas para apresentar a forma correta e segura de armazenamento dos resíduos inservíveis”, comenta o Consab.

consab (1)-1496950662

Entre os projetos de educação ambiental a serem desenvolvidos no local, estão a Horta Vertical, o reaproveitamento de óleo de cozinha para fabricação de sabão, oficinas de reaproveitamento de recicláveis e palestras em geral. “Os setores de educação e meio ambiente da Prefeitura Municipal de Artur Nogueira deverão oficializar as solicitações de visitas ao Consab, descrevendo a idade e quantidade de pessoas a serem atendidas por turma sugerida, bem como o cronograma de atividades esperado”, explica.

“A criação do Ecoponto Ponte de Tábua é um importante passo que o consórcio dá no sentido de centralizar as ações de conscientização e preservação ambiental no município de Artur Nogueira”, afirma Fernando Fiori de Godoy, presidente do consórcio. “Queremos que essa iniciativa seja um modelo para os demais municípios, aliando o ponto de entrega voluntária de resíduos recicláveis a um espaço adequado para atividades educativas e oficinas abertas à comunidade.”

A utilização da Escola da Ponte de Tábua pelo Consab foi autorizada pela Câmara Municipal de Artur Nogueira em outubro do ano passado.

Escola Ponte de Tábua

A Escola Municipal Luiz de Mello, conhecida como Escola da Ponte de Tábua, foi fechada em 2009. Localizada na Rodovia dos Agricultores, na zona rural do município, a unidade já foi alvo de reclamação de moradores por causa do estado de abandono. No final do ano passado, o local chegou a ser ocupado por uma família durante alguns dias. A história sensibilizou os moradores de Artur Nogueira, que conseguiram um novo lar para os ocupantes.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.