05/06/2016

Presidente da Loja Maçônica de Artur Nogueira esclarece mitos que envolvem entidade

ENTREVISTA: Geso Franco de Oliveira fala sobre filantropia, mistérios e do obelisco que deve ser colocado na cidade.

2_75e5f4bfe5a86ffd312e9f65edae91706223edb6

Da redação

Poucos temas geram tanta curiosidade quanto a Maçonaria. Só o termo “sociedade secreta”, frequentemente utilizado para definir a entidade, já é capaz de despertar as mais variadas reações nos curiosos de plantão. Conhecida pela discrição, a sociedade conta com aproximadamente 12 milhões de membros espalhados por praticamente todos os países do mundo. Em Artur Nogueira, a Loja Maçônica Winston Churchill existe desde o ano de 1983.

Atualmente um projeto na Câmara Municipal de Vereadores discute a possibilidade da instalação de um obelisco da Maçonaria em uma das entradas de Artur Nogueira.

Nesta semana, o Portal Nogueirense traz uma entrevista exclusiva com Geso Franco de Oliveira, atual presidente da Loja Maçônica de Artur Nogueira. Em uma conversa ele respondeu as principais curiosidades sobre a mais antiga ordem mundial. Confira:

Desde quando a maçonaria está presente em Artur Nogueira e desde quando você é maçom? Estamos comemorando este ano 33 anos de existência, a fundação da Loja Winston Churchill se deu no ano de 1983. Fui iniciado em junho de 1988, há 28 anos.

Como e quando foi a fundação da Loja Maçônica de Artur Nogueira? A ideia de fundar uma loja Maçônica em Artur Nogueira nasceu na vizinha cidade de Cosmópolis, com a necessidade de expansão do Rito Brasileiro, aliado à vontade dos maçons da Loja Inconfidência do Terceiro Milênio do Oriente de Campinas. Assim foi fundada em 17 de julho de 1983 a Loja Maçônica Winston Churchill em Artur Nogueira. Foram responsáveis os irmãos André Vieira Filho e Luiz Eduardo Frigo e, a partir de então, foram iniciados os primeiros oito maçons residentes no município.

Tramita na Câmara Municipal um projeto de lei que autoriza a Loja Maçônica a construir um obelisco na entrada da cidade. O que será esse obelisco? Terá algum custo para o município?Solicitamos ao prefeito Celso Capato uma autorização para construirmos na entrada da cidade nosso obelisco. O obelisco é um brasão comum em muitas cidades onde a Maçonaria está presente. Todos os custos do projeto e da construção são de nossa responsabilidade, sem ônus algum aos cofres públicos.

O objetivo é praticar filantropia? Enquanto maçons, primamos a questão de trabalhar o homem na sua essência, para que seja um bom cidadão, um bom pai, um bom chefe de família, também a finalidade do trabalho maçônico é o da melhoria social, através de uma boa orientação junto a juventude e a família, fazendo com isso a humanidade mais feliz. Nosso braço filantrópico na cidade é conhecido por “Fraternidade Cruz de Malta”, que tem promovido muitas atividades no campo social. Cabe também afirmar que a Maçonaria não pratica a caridade, mas os maçons em geral são caridosos.

O que é Maçonaria? A Maçonaria é uma ordem universal que é constituída por homens de todas as raças, religiões e nacionalidades, acolhidos por iniciação e congregados em lojas, nas quais, auxiliados por símbolos, estudam e trabalham para o aperfeiçoamento moral e intelectual do maçom, sua origem se perde na antiguidade.

3_96be85b6798a459cdd7642f69a615bc6acccc397

Maçonaria é uma religião? Maçonaria tem a sua religiosidade, mas não é uma religião, em nossos trabalhos maçônicos sempre iniciamos com a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada. Respeitamos todas as crenças e religiões, e não permitimos que tais assuntos sejam debatidos durante as sessões. É uma associação iniciática, sem fins lucrativos. Maçonaria é um sistema de conduta moral, onde se aprende a controlar suas paixões e vícios, bem como a praticar a fraternidade. É fundada na esperança de que com amor a Deus, à pátria, à família e ao próximo, com tolerância e sabedoria, com constante investigação da verdade e sobre a tríade da Liberdade, Igualdade e Fraternidade e dentro dos princípios da moral, razão e justiça, o mundo se torne melhor para todos.

Por que ela é secreta? Ela é muito mais discreta do que secreta, já foi secreta, tinha seus templos em lugares não sabidos, mas tudo isso em momentos da história da humanidade onde haviam perseguições por reis e imperadores, a inquisição falava alto. Então os maçons que foram colocados ao lado das questões religiosas ou que se opuseram à tirania se viram perseguidos e tiveram que fazer suas reuniões em locais secretos, lugares desconhecidos, para se protegerem. Prova de que não é secreta é o nosso Estatuto Social que está registrado no cartório (público) competente e essa matéria onde falamos abertamente sobre o assunto.

Como assim discreta? A Maçonaria tem por princípio a discrição, nós somos pessoas discretas, não levantamos bandeiras e saímos pelas ruas ostentando a Ordem, pelo menos não ainda, você jamais verá um maçom batendo no peito e dizendo “Sou maçom”. O que a mão direita faz a esquerda não precisa saber, estamos presentes cada vez mais na sociedade organizada e nas suas discussões, como disse, somos discretos, trabalhamos o homem na sua totalidade e individualidade para ser um exemplo na família, que é a célula fundamental da sociedade.

Qualquer pessoa pode fazer parte da Maçonaria? Admitimos na Maçonaria homens que devem ter moral ilibada, sentimento cívico, conduta honrosa na vida familiar e social, homens de qualquer ordenação religiosa sem distinção de raça, ideologia política ou posição social. A base que nos faz irmãos é a crença em um princípio criador, todo maçom deve obrigatoriamente acreditar em Deus que chamamos de Supremo Arquiteto do Universo, não admitimos ateu ou pessoa que acredite ser ele a maior evidência do universo.

Qual o papel da mulher na Maçonaria? A mulher é constantemente valorizada e homenageada por todos nós maçons, jamais um homem casado com compromisso familiar poderia ser maçom sem o consentimento da esposa, mesmo que a mulher não participe, não se interesse, ela tem que ter uma compreensão muito grande, um companheirismo invejável para permitir que o seu marido se envolva com a Maçonaria. Ser Maçom exige muito comprometimento, exige muito trabalho e estudo, portanto as mulheres têm papel fundamental na vida do maçom.

4_f2328cb630ff44802add3df422e7e51a974eef83

Como é feito o processo para ingressar na Maçonaria? Tem algum custo? A pessoa é convidada? A Maçonaria não é diferente das outras associações. Para fazer parte de um clube por exemplo você passa por um crivo, você se inscreve, preenche um cadastro, é investigado e depois recebe a resposta de aceite ou não. A Maçonaria não tem como base administrativa esse modelo, nós maçons temos que encontrar na sociedade as pessoas que tem perfil para serem maçons, não é que a pessoa tem que ser extraordinariamente diferente, os maçons são pessoas comuns, mas temos que encontrar nas pessoas comuns o perfil adequado para frequentar uma loja maçônica, então é feito o convite, ao entrar existem despesas administrativas que são comuns em todas as associações.

Depois que a pessoa entra para a Maçonaria ela recebe ajuda e muda de vida, enriquece? A Maçonaria não ajuda financeiramente nenhum de seus membros, ajudamos em tudo o que é justo, em casos excepcionais de doenças podemos até nos ajudar. Ajudamos com a fraternidade, amizade, bons conselhos. Muitas vezes o homem iniciado maçom melhora de vida após alguns anos, não é porque a Maçonaria enriquece o maçom, mas porque então ele é dotado de novos conhecimentos e de novas práticas de vida, e passa a enxergar a vida com outros olhos.

E as especulações que surgem nas mídias, na internet, que a Maçonaria e os maçons tem ligação com o demônio? Viver sem ler é perigoso, e lhe obriga a crer no que dizem, papel aceita qualquer coisa, a internet também, um meio de comunicação fantástico que alcança o mundo em segundos muitas vezes é usado para outros fins. Essas especulações são inverídicas e não nos afetam. Foram criadas pelas religiões, por vários imperadores totalitaristas que se viam ameaçados por não comungarem com a tríade de Liberdade, Igualdade e Fraternidade e isso vem de épocas remotas.

Por que o sigilo, mistério? Os nossos trabalhos são conduzidos a portas fechadas, o que chamamos de reunião ritualística, são trabalhos puramente burocráticos, onde discutimos ações ligadas à Maçonaria, portanto não há interesse em ninguém saber disso. O que ocorre dentro de nossa casa é nosso, não precisamos sair pelas ruas dizendo o que acontece dentro de casa. O que acontece na casa de cada um é problema de cada um. O mistério é importante para manter vivas as tradições, mas como disse somos muito mais discretos do que secretos, hoje temos reuniões que são públicas e que qualquer pessoa pode participar, conhecer o templo maçônico que é muito bonito, decorado e muito significativo. Recentemente tivemos uma sessão pública com o palestrante Dom Theodoro que é Bispo da Igreja Anglicana, tivemos 40 convidados de diversos setores da sociedade.

A Maçonaria sempre teve forte participação na história do Brasil? Não só na história do Brasil como no mundo, alguns exemplos foram a Independência da América, Revolução Francesa, Independência aqui nos países da América do sul através de Simón Bolivar, Aqui no Brasil foi responsável pela Abolição da Escravatura, Independência do Brasil e Proclamação da República. Importante lembrar que nos três principais movimentos que envolveram a Maçonaria no Brasil, tudo foi conquistado com paz e diálogo, sem o sacrifício de uma vida sequer. A Independência do Brasil é um exemplo disso, onde tiros foram dados somente em comemoração ao ato.

5_75758203e988e8393c3a8071d16e16dadf7563c1

O que a loja Maçônica de Artur Nogueira tem feito pela sociedade? Sempre mantivemos relações cordiais com a sociedade nogueirense e mesmo com as comunidades religiosas, fruto de um trabalho de base que procura desmistificar a ideia negativa da Maçonaria. Um exemplo dessa atuação ocorreu há alguns anos quando os maçons da loja assumiram a APAE local. Recentemente temos organizado o ato cívico de sete de setembro, data em que comemoramos um dos maiores triunfos da Maçonaria Brasileira: a Independência do Brasil, também coletamos mais de 1.320 assinaturas para o projeto “Corrupção Nunca Mais” e “10 Medidas Contra a Corrupção”, projetos que estão tramitando no Congresso Nacional para virar lei. Também, em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, Prefeitura Municipal e com membros da sociedade trouxemos e organizamos a “Caminhada Passos que Salvam” que alerta sobre a importância do diagnóstico precoce de câncer infantojuvenil. Muitas outras ações beneficiaram a sociedade, seja em seu todo ou a nível individual, muito foi feito nesses 33 anos, mas como disse somos discretos.

Existem outras lojas Maçônicas em Artur Nogueira? Não, atualmente só a Loja Winston Churchill, estamos trabalhando para fundação de outras lojas em cidades vizinhas. Também gostaria de salientar que não batemos à porta de ninguém convidando para fazer parte da ordem maçônica, através de um amigo você pode ser convidado. Não acredite em comentários do tipo “Ouvi falar” investigue, leia, procure por verdades. Caso você tenha interesse em ingressar na Ordem Maçônica procure sempre uma Loja Regular, em caso de dúvida consulte maçons de outros municípios para averiguar a Regularidade da Loja perante as autoridades maçônicas nacionais e internacionais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.