01/02/2011

Prefeitura proíbe depósito de lixo em canteiros

Riane Barbosa

Foi distribuído em todo o comércio da Avenida Dr. Fernando Arens, no centro de Artur Nogueira, um panfleto que divulga o novo planejamento para acabar com o problema dos lixos nos canteiros.

A prefeitura informou que desde ontem, segunda-feira (31), não é mais permitido o depósito de lixo nos canteiros da avenida. Segundo o Código de Postura da cidade, a atitude não era correta e se houver resistência dos comerciantes poderá haver multa para repreensão ou até mesmo a perca do alvará de funcionamento.

No panfleto, a prefeitura ainda anuncia os novos horários permitidos para depósito do lixo na calçada de cada loja, que será das 12 horas às 14 horas. Após este horário não será mais tolerado colocar mais nenhum tipo de lixo na avenida. “Os funcionários da empresa de lixo responsável pela coleta irão passar dos dois lados da avenida e recolherão todo o lixo depositado na frente das lojas, creio que essa ideia dará certo”, declara o chefe da Divisão de Serviços Urbanos, Arlindo de Souza Lima.

O trator de lixo da prefeitura também continuará passando todos os dias no período da manhã, fazendo a limpeza das ruas na área central de Artur Nogueira.

Com a determinação, toda a responsabilidade do lixo passa a ser dos próprios comerciantes. O material depositado em horário após a coleta será recolhido apenas no outro dia. “Essa alternativa vai auxiliar a reeducar os comerciantes e manterá a avenida mais limpa”, afirma a comerciante, Thaís Ayala.

Porém, nem todos os comerciantes ficaram satisfeitos com a nova regra, segundo a empresária, Francisca Ferreira, o problema agora pode se transformar em outro. “Esse horário escolhido é exatamente o mais agitado, em que o fluxo de clientes é maior, o caminhão de lixo na rua pode atrapalhar o acesso até as lojas. Sugiro que a coleta seria melhor se fosse feita na parte da noite, como são feitas em outras cidades” comenta Francisca.

A diretoria de Serviços Urbanos afirma que essa decisão está ainda em fase de teste, mas espera a colaboração de todos os comerciantes.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.