Prefeitura inicia mutirão contra dengue em Artur Nogueira
Objetivo foi conscientizar a população sobre focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti
Michael Harteman
A Prefeitura de Artur Nogueira realizou um mutirão na manhã deste sábado (21). A ação teve como objetivo combater as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti e contou com dezenas de agentes de saúde. O ponto de saída dos agentes aconteceu na Creche Josephin Tagliari, no bairro Planalto.
O mosquito Aedes Aegypti é o transmissor da Zika, Chikungunya e dengue. Em períodos chuvosos, como os atuais, os focos de reprodução do odiado mosquito tende a ficar mais evidente. Pensando em conscientizar a população quanto aos perigos que os focos representam, os agentes de saúde bateram nas casas da população. O prefeito Ivan Vicensotti também participou da ação.
Uma das agentes de saúde, Maria Bervint, explica que cada agente tem uma meta de casas para entrar, e que, normalmente, são bem recebidos pelos moradores. “Cada um precisa entrar em pelo menos 40 casas, os moradores não são obrigados a nos deixar entrar, mas a maioria nos recebe muito bem bem”, afirma.
Ao entrar nas casas, o objetivo é alertar para os perigos de água acumulada. “Calhas, vazinhos e até vasilhas de animais domésticos podem ser um criadouro do mosquito”, explica Maria. A agente ainda comenta que, em períodos de chuva, a atenção deve ser redobrada, já que até tampinhas de garrafa podem acumular água. “Um ovo do mosquito pode durar até dois anos em local seco, quando a chuva cai esse ovo pode vingar”, completa.
A Prefeitura de Artur Nogueira informou que em 2017, embora tenha havido dois casos suspeitos, não houve casos registrado das doenças transmitida pelo mosquito.
Você sabia?
O mosquito Aedes Aegypti foi descrito cientificamente pela primeira vez no século 18, na África. O nome “Aedes” vem do grego, e significa “odiado”. “Aegypti” vem do latim e significa “egípcio”, ou seja, o nome do mosquito significa “Odiado Egípcio”.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.