14/06/2021

Prefeitura de Artur Nogueira reduz folha de pagamento

Comprometimento com a folha de pagamento caiu de 53% para 48%; várias medidas foram tomadas pela gestão

Da redação

A prefeitura de Artur Nogueira reduziu em 5% o comprometimento do orçamento com a folha de pagamento em 2021, segundo informações divulgadas pelo prefeito Lucas Sia (PSD). A administração enumerou diversas medidas tomadas que contribuíram para essa redução e que segundo a prefeitura, não trouxe prejuízos para os servidores.

A informação foi dada Sia em entrevista à Rádio Cabocla FM. De acordo com o chefe do executivo, existe um teto de comprometimento do orçamento com a folha de pagamento e quando ele assumiu a gestão, isso estava quase no limite, mas que no início de mandato, foi diminuído.  “A máquina não pode inflar muito, tem um teto de 54% de comprometimento com folha de pagamento. A gente pegou a prefeitura com 53% de comprometimento e hoje está com 48%. Então a gente está conseguindo diminuir realmente esses gastos com folha de pagamento”, afirmou Sia.

Ainda segundo ele, a administração acaba optando por terceirizar alguns serviços, mas exige que as empresas contratem mão de obra da cidade. “A gente acaba fazendo a terceirização, principalmente em serviços grandes, mas exigimos que não sejam pessoas de fora [contratadas] e sim pessoas de dentro da cidade gerar renda no município”, frisou ele.

Por meio da Assessoria de Imprensa, a gestão informou que várias ações foram feitas para diminuir a folha de pagamento. “A prefeitura de Artur Nogueira reduziu a folha de pagamento cortando despesas indevidas, horas extras e gratificações”, explicou.

Mudanças administrativas e um pente fino foram feitas pela equipe. “Antes da atual gestão assumir, havia servidores que se beneficiavam de três a quatro folgas não legalizadas e 100% remuneradas. Com a mudança administrativa, existem duas folgas em descanso e com pagamento de um dia normal de trabalho. Também foi feito um pente fino na folha sendo encontradas diferenças salariais recebidas a servidor que, em algum momento, substituiu funções diversas, porém não exerciam mais. Esses casos foram corrigidos e os salários reajustados”, completou.

A prefeitura também disse que funcionários comissionados não recebem mais gratificações. “Hoje, nenhum comissionado recebe gratificação, pois a Administração julga ser um ato indevido. Dessa forma, houve uma grande redução de gastos. As gratificações não justificadas também foram retiradas, diminuindo o valor entre os concursados”, apontou.

Também houve a dispensa de funcionários aposentados. “Alguns destes foram substituídos por outros que constavam em concurso aberto”.  Além disso, alguns recebimentos indevidos foram analisados e retirados da folha de pagamento, gerando ainda mais economia.

A prefeitura destacou que as medidas não trouxeram prejuízos. “Nenhuma dessas medidas trouxe prejuízo aos servidores, visto que os mesmos recebiam erroneamente e, com as adequações, a folha passou a ser justa. O Poder Público Municipal destaca que a importância dessa redução se dá no auxílio com os demais gastos, principalmente em um ano de pandemia onde estamos gastando muito mais com a área de saúde”, finalizou a prefeitura.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.