28/05/2021

Prefeitura de Artur Nogueira realiza abordagem a moradores em situação de rua

Eles recebem kits de higiene e alimentação e recebem atendimento pelas equipes do serviço social

Wagner Luan

Com a chegada do outono e a aproximação do inverno, as cidades tem registrados baixas temperaturas e principalmente o período noturno e as madrugadas tem sido gelada. Se você tem um quarto confortável  com um cobertor quente e roupas bem aconchegantes, o frio pode ser até gostoso, mas para quem vive nas ruas tendo como teto o céu ou alguma marquise de comércio, essa época é de muito sofrimento.

Artur Nogueira , assim como a grande maioria dos munícipios brasileiros, tem pessoas que vivem em situação de rua, não porque querem, mas porque em algum momento, as circunstâncias da vida fizeram com essas pessoas escolhessem os bancos da praça ou a cobertura de lojas  para dormir.

Para saber o que tem sido feito para amenizar essa questão no município, o Portal Nogueirense procurou a prefeitura com diversos questionamentos.

A prefeitura informou que faz abordagem aos moradores em situação de rua e que os convida para retornarem aos seus lares, quando são da cidade ou retornarem aos seus municípios de origem. Há ainda a entrega de kits de higiene para essas pessoas.

Artur Nogueira possui, segundo a administração municipal, aproximadamente 20 pessoas em situação de rua, alguns são de Artur Nogueira e outros residem em outros municípios (vivem em trânsito).

Questionada se há um lugar onde esses moradores são levados para passarem a noite, a prefeitura disse que na abordagem feita por agentes de programas socais do município, como CREAS, CRAS e Assistência Social, esses moradores são convidados a irem até a Comunidade Vida Melhor.

Artur Nogueira não possui um lugar onde eles possam tomar banho, fazer sua higiene e refeições. “No momento não há um local onde isso possa ser feito. No entanto, a Prefeitura estuda novos convênio para que esses serviços sejam oferecidos a esses moradores”, frisou a administração.

Para amenizar o sofrimento desses moradores, foi iniciada uma ação solidária por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Fundo de Solidariedade, onde são entregues kits de higiene, cobertores, máscaras e lanches.

Kits entregues aos moradores

Outra ação que vem sendo feita, e o trabalho de abordagens a esses moradores tentando encaminhá-los a seus familiares (quando possuem) ou retornarem a seu município de origem. “É importante ressaltar, que a maioria deles não desejam mais ter vínculos com a família. Essas abordagens são quinzenais, onde a equipe visita os locais nas ruas e conversa com essas pessoas, buscando auxiliá-las no que for possível”, pontou a gestão.

Artur Nogueira mantém um convênio com a Comunidade Vida Melhor, que auxilia nesse trabalho. “[A] Comunidade Vida Melhor, inscrita na CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), contribui para o aprimoramento da saúde através da prestação de serviços para recuperação e reinserção social, além de acolhimento. No caso de moradores com certa dependência (química, por exemplo), eles podem receber tratamento necessário por meio do convênio”, informou a prefeitura.

Comunidade Vida Melhor

Questionada sobre a construção de um albergue ou casa de passagem, a prefeitura informou que a cidade não comporta esse tipo de serviço.  “O município de Artur Nogueira é considerado pelo SUAS (Sistema Único de Assistência Social) como porte 2, não comportando este tipo de serviço. No entanto, a secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realiza atendimentos com acolhimento humanizado e, conforme a procura, é disponibilizado alimentação (marmitex), kit higiene e cobertores”, concluiu a prefeitura.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.