23/03/2022

Prefeitura de Artur Nogueira promove roda de conversa sobre “Dignidade Menstrual”

Cerca de 2 mil absorventes foram doados para Educação; encontro contou com presença da deputada estadual Marina Helou e da vereadora Mariana Calsa, de Limeira

Da redação

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e da Coordenadoria de Apoio e Direitos da Mulher, promoveu uma roda de conversa que debateu o tema “Dignidade Menstrual”, com a participação da deputada estadual Marina Helou e da vereadora Mariana Calsa, de Limeira. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (23), na Réplica da Estação, das 14h às 16h.

A roda contou com a presença do prefeito Lucas Sia, da primeira-dama Simone Sia, do secretário de Assistência Social Amarildo Boer, da secretária de Educação Débora Sacilotto, da secretária de Saúde Angela Pulz Delgado, da coordenadora de Apoio e Direitos da Mulher Maiara Camargo Kzam, da vereadora Zezé da Saúde (PTB), da presidente do Conselho Municipal da Mulher Mayara Sia, do palestrante Drº Marcelo Dastri, do maestro Ricardo Michelino e alunos do Projeto Retreta, além de membros do Conselho Municipal da Mulher.

A primeira-dama Simone Sia lembra que “o tema afeta negativamente parte importante das pessoas que menstruam no país, inclusive em Artur Nogueira, e deve ser tratado com seriedade pelo Poder Público”. Ela acrescenta que o encontro destacou a relevância do assunto e serviu ainda para levantar planos de ações e combate à pobreza menstrual no município.

Além dos debates, o Conselho Municipal e a Coordenadoria de Apoio e Direitos da Mulher fizeram a entrega de 2 mil absorventes à secretaria de Educação. Os itens são fruto de doações de moradores e da subseção da OAB de Artur Nogueira, e serão destinados às estudantes da rede pública de ensino.

Em seu discurso, o prefeito Lucas Sia lembrou que no atual mandato há um departamento “com os olhos exclusivamente voltados às mulheres”. “Dentro da Secretaria de Assistência Social, temos a Coordenadoria de Apoio e Direitos da Mulher. Ela existe e está sendo utilizada. Neste governo, damos espaço, voz, apoio e amparo quando necessário para nossas moradoras”, frisou o chefe do Poder Executivo.

POBREZA MENSTRUAL

A coordenadora de Apoio e Direitos da Mulher, Maiara Camargo Kzam, explica que pobreza menstrual, também chamada de precariedade menstrual, é o termo dado à falta acesso a produtos para manter uma boa higiene no período da menstruação, e está relacionada à pobreza, bem como a infraestrutura do seu ambiente.

“Menstruação é algo normal para a maioria das pessoas com útero e, infelizmente algumas delas não possuem condição financeira suficiente para comprar todo mês um pacote de absorvente”, enfatizou Maiara.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.