Prefeitura de Artur Nogueira prevê a instalação de 30 lombadas/lombofaixas
Prefeitura diz que elas foram implantadas em ruas e avenidas com altos índices de acidente, com casos de abusos de velocidade por parte dos veículos e com escolas próximas
Da redação
Quem anda ou trafega pelas ruas e avenidas de Artur Nogueira, tem percebido um aumento na instalação de lombadas e lombofaixas em diferentes bairros da cidade. Essas instalações vem gerando muita discussão nas redes sociais. Em uma publicação, há mais de 200 comentários, a favor e contra a instalação de lombadas e vários compartilhamentos.
O Portal Nogueirense esteve em alguns locais onde foram instaladas algumas dessas novas lombadas. Na rua José Aparecido Neves, uma nova lombada foi instalada quase no cruzamento com a Rua Julieta Caetano de Menezes. A costureira Nadir Peixoto utiliza a rua com frequencia e estranhou a lombada no local. “Eu sempre passo aqui e um dia, estava passando e vi a lombada. Não entendi essa lombada aqui quase no cruzamento”, disse ela.
Para o motorista de aplicativo Luciano Grillo, que é CEO de uma empresa do ramo, não há sinalização de novas lombadas. “Não houve a sinalização das lombadas. Eles simplesmente colocaram a lombada e passaram uma tinta, que não é aquela anti-refletiva, é uma tinta comum e não tem a placa de sinalização da lombada. Eu não consigo entender como um gestor de um município aceita umas coisas dessas”, disse o motorista. Ele frisou que em parte é bom, porque os motoristas vão reduzir a velocidade”.
Ele ainda chamou a atenção para a falta de padrão de lombadas. “Tem dois ou três tipos de lombadas. Fazem uma coisa de qualquer jeito. Não seguem uma regra que existe para os municípios”, criticou.
Já para o morador Fabrício, o problema com as novas lombadas é que segundo ele, elas estão fora das normas. “Estão fazendo lombadas totalmente fora das normas aqui em Artur Nogueira. O máximo permitido numa lombada de 3,70cm é 10cm de altura estão fazendo 1,60 por 12cm de altura totalmente fora. Um carro pesado quase rasgou o tanque de combustível no [bairro] Bom Jardim”, comentou.
Favoráveis
O Portal encontrou motoristas favoráveis a instalação dessas novas lombadas. A dona de casa Ana Cristina diz que só assim para motoristas respeitarem o trânsito. ” Tem uns motoristas que usam as ruas como pista de corrida. Só com lombadas para eles reduzirem a velocidade”, disse ela.
O aposentado José Santos concordou que as lombadas ajudam no trânsito. ” Eu ando e percebi que houve a instalação de novas lombadas e acho isso muito bom, porque ajuda que os motoristas reduzam a velocidade e assim, evitar acidente”, analisou ele.
Posição da prefeitura
A Prefeitura de Artur Nogueira foi procurada e disse que a previsão é a instalação de 30 novas lombadas e lombofaixas e que as mesmas foram implantadas em ruas e avenidas com altos índices de acidente.
Confira a nota na íntegra:
“Foram instaladas cerca de 23 lombadas e lombofaixas até o momento. A previsão é que sejam instaladas 30 no total.
As mesmas foram implantadas em ruas e avenidas com altos índices de acidente, com casos de abusos de velocidade por parte dos veículos e com escolas próximas.
A Prefeitura explica que as faixas elevadas (lombofaixas) foram providenciadas para garantir acessibilidade aos pedestres, ciclistas, cadeirantes e, principalmente, aos estudantes que precisam fazer a travessia da via – uma vez que a maioria foram instaladas na frente de escolas.
Além disso, as novas ondulações transversais atendem solicitações feitas por moradores à Ouvidoria Municipal, bem como indicações feitas por vereadores.
A Prefeitura destaca que tais intervenções precederam avaliações técnicas, e reforça que toda e qualquer mudança no trânsito é feita para melhorar a segurança dos pedestres, ciclistas e motoristas. “O intuito é inibir o excesso de velocidade praticado nesses locais e proteger as pessoas, diminuindo os riscos de acidentes”, salientou a Administração Municipal.
As lombadas têm em média 1,40m de largura e 12cm de altura; ao passo que as lombofaixas 4m de largura e 12cm de altura”.
……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.