07/11/2019

Prefeitura de Artur Nogueira faz alerta sobre febre maculosa

Febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela, infectado pela bactéria Rickettsia ricketsii

Da redação

A Prefeitura de Artur Nogueira, através do setor de Vigilância em Saúde, alerta a população nogueirense para os cuidados e a conscientização a respeito da febre maculosa. Em caso de dúvida, procure o posto de saúde mais próximo e consulte um médico.

A febre maculosa é uma doença transmissível pelo carrapato-estrela, infectado pela bactéria   Rickettsia ricketsii. Essa espécie de carrapato é normalmente encontrado em animais equinos e capivaras, não sendo comum a presença em animais domésticos. Nos casos em que ocorrem a transmissão da doença, o carrapato costuma permanecer 4 horas fixado na pele, devendo haver mais observância para carrapatos mais jovens e menores.

Entre os sintomas da febre maculosa estão febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, falta de apetite e desânimo, além de pequenas manchas avermelhadas que crescem e se tornam salientes. Por serem sintomas semelhantes a outras doenças é necessário informar ao médico se houve contato com carrapatos ou animais silvestres.

Para evitar a contaminação da febre maculosa, é preciso evitar áreas que possam estar infestadas por carrapatos, como terrenos baldios, mato alto e mata. Vistorie sempre o corpo caso haja a suspeita de contaminação.

Animais domésticos devem ser vistoriados e, caso necessário, ser tratado por um veterinário. Evite que animal animais de estimação vaguem próximo a locais de risco. Apare e corte a vegetação rasteira com roupas adequadas e brancas, tendo mangas compridas, calças, e botas.

Ao retirar o carrapato, gire-o levemente até que se desprenda. Evite puxar ou pressionar o carrapato.

……………………………………

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.