23/09/2019

Prefeitura de Artur Nogueira amplia Projeto Retreta na rede municipal de ensino

Anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (23)

Da redação

Na manhã desta segunda-feira (23), o Prefeito Ivan Vicensotti (PSB), a secretária de Educação, Elaine Vicensotti Boer e, o Maestro Ricardo Michelino, anunciaram a ampliação do Projeto Retreta na rede municipal de ensino. A partir de agora, mais alunos do ensino fundamental poderão aderir às aulas de musicalização.

O Retreta, em parceria com a Prefeitura desde 2017, caracteriza um projeto que incentiva a iniciação e a prática da musicalização nas escolas. Coordenado pelo maestro Ricardo Michelino, a equipe do Projeto oferece aulas de violino, flauta, canto, viola entre outros instrumentos para os alunos. Dessa forma, os estudantes têm então mais uma forma de acesso à atividades extracurriculares, que são tão importantes para a formação deles.

Até o momento, três escolas eram contempladas com o Projeto Retreta em parceria com a Secretaria de Cultura. Através do chamamento público, a partir do segundo semestre de 2019, oito unidades escolares do ensino fundamental contarão com atividades de musicalização, acontecendo sempre no horário contrário às aulas. Um aumento expressivo no número de vagas do projeto.

Cada escola municipal de ensino fundamental possui uma modalidade e cada aluno recebe um convite para participar das aulas oferecidas na respectiva unidade escolar. Os alunos que manifestam interesse, têm então a oportunidade de voltar para a escola no período oposto ao de suas aulas habituais e desenvolver as atividades de musicalização.

O maestro Ricardo Michelino comemorou a oportunidade de ampliação do Projeto Retreta nas escolas. “Eu quero agradecer em nome de todos os alunos e dos músicos da corporação por esse dia de hoje que representa um marco para a Corporação Musical e para o Projeto Retreta. A gente vem há alguns anos batalhando para implantar esse projeto de maneira efetiva nas escolas. E, por fim, graças ao esforço do prefeito e da secretária de Educação, está sendo possível esse anúncio da efetividade do Projeto Retreta nas escolas”, declarou o maestro.

A secretária de Educação, Elaine Vicensotti, também comentou a importância desta conquista . “É também, com toda certeza, um marco para a Educação do município, porque nós sabemos o quanto é grandioso a musicalização nas escolas. E tendo este projeto acontecendo em período contrário, nas escolas de ensino fundamental, é uma oportunidade a mais para que os nossos alunos se ocupem com atividades que irão trazer qualidade para a formação deles”, disse Elaine.

O prefeito Ivan Vicensotti disse estar muito satisfeito em dar esta notícia tão importante para as famílias nogueirenses. “Para mim, é um momento de muita alegria poder anunciar a ampliação deste projeto tão inovador e que só tem a somar na educação dos nossos alunos. Tenho apenas que agradecer a secretária de Educação por acolher este projeto e, principalmente, ao maestro Ricardo Michelino, por realizar um trabalho de excelência no nosso município. No que depender de mim, este projeto vai crescer cada vez mais”, declarou.

Vale lembrar que a educação infantil também conta com a musicalização, no entanto, com abordagens diferentes, visto que são crianças menores. Neste caso, ela acontece no período de aula junto ao professor de música e ao professor de sala nas unidades de ensino.

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.