26/02/2021

Prefeitura de Artur Nogueira alerta para uso indiscriminado de inseticidas

Agrotóxico tem matado centenas de abelhas no município

Da redação 

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Agricultura, chama atenção para o uso indiscriminado de inseticidas em gado e produções agrícolas. Isso porque, o agrotóxico tem matado centenas de abelhas, e causado prejuízo aos apicultores do município. O alerta é destinado aos agricultores e donas de casa – que também compram o produto para matar formigas e abelhas que invadem residências.

Segunda a pasta, o uso inadequado de alguns inseticidas são fatais para insetos, como a abelha, e quando aplicados por pulverização aérea se espalham pelo ambiente. Conforme a secretaria, uma única abelha infectada pelo inseticida pode dizimar o apiário inteiro.

Segundo relatos de apicultores à secretaria, as perdas se acumulam semanalmente. A Organização das Nações Unidas (ONU) já fez alertas sobre o risco de extinção das abelhas e de outras espécies, o que pode acarretar em enormes dificuldades de produzir comida para toda a população.

Conforme a secretaria, a abelha, além de favorecer a produção local de alimentos, também desempenha papel importante na cadeia alimentar e ecossistema. “As abelhas são extremamente importantes para o equilíbrio ecológico do planeta. Além disso, elas são fonte de sustento de muitos apicultores do município. Chamamos a atenção dos produtores para que não utilizem tais elementos de forma errônea”, destacou o secretário da pasta, Odair Boer.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.