13/04/2016

Prefeitura confirma 1° caso de chikungunya em Artur Nogueira

19 casos de dengue também foram confirmados.

Da redação

A prefeitura de Artur Nogueira confirmou hoje (13) o primeiro caso de chikungunya no município. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, uma agente comunitária da área da saúde contraiu o vírus no mês de março ao visitar a família no estado de Alagoas. Ainda segundo a prefeitura, o caso não tem relação com a suspeita mencionada pelo secretário de saúde, Zeedivaldo Miranda, também no mês de março. Além do caso de chikungunya, foram confirmados 19 casos de dengue em 2016.

De acordo com a Vigilância Sanitária de Artur Nogueira, desde janeiro foram constatadas 179 notificações de possíveis casos de dengue e chikungunya no município. Destes, 65 foram considerados suspeitos e seguiram para avaliação no Instituto Adolfo Lutz, que confirmou 19 casos de dengue e um de chikungunya. Este último, ocorrido com uma agente comunitária de saúde do município, é considerado um caso importado, ou seja, quando a pessoa contrai o vírus em uma cidade mas tem a doença constatada em outra.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a agente de saúde foi picada pelo aedes aegypti em uma viagem ao estado do Alagoas, região nordeste do país. Os sintomas só foram sentidos quando ela retornou para Artur Nogueira, onde a doença foi registrada e tratada. De acordo com a prefeitura, a agente apresentou melhora no mês de março e já está trabalhando normalmente.

chikungunya

Ainda segundo a prefeitura de Artur Nogueira, desde fevereiro foram localizados 78 focos do mosquito aedes aegypti em um total de 10.297 residências analisadas no município. A avaliação é realizada pela Vigilância Sanitária da cidade.

Em março, o secretário de Saúde, Zeedivaldo Miranda, afirmou que o primeiro caso de chikungunya em Artur Nogueira havia sido confirmado, porém, voltou atrás e constatou que, para a confirmação, seria necessária uma avaliação do Instituto Adolfo Lutz. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o caso confirmado não tem relação com a suspeita mencionada pelo secretário no início do mês passado.

Veja também:

Segundo secretário, Artur Nogueira tem primeiro caso de chikungunya confirmado

Secretário volta atrás e assume erro ao anunciar chikungunya em Artur Nogueira


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.