18/08/2015

Prefeitura coleta lixo eletrônico e medicamentos vencidos nesta semana em Artur Nogueira

Materiais podem ser despachados na Garagem Municipal e Secretaria do Meio Ambiente até o dia 21.

A Prefeitura de Artur Nogueira começou nesta segunda-feira (17) a semana de coleta de lixo eletrônico e de medicamentos vencidos no município. Os materiais podem ser despachados na Garagem Municipal ou na Secretaria do Meio Ambiente até a sexta-feira, dia 21. A atividade é realizada junto a Secretaria de Meio Ambiente e em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Consab) para dar o destino correto ao material, evitando o descarte em locais inadequados.

Serão coletados computadores, notebooks e periféricos como CPU, monitores, teclados, mouse, estabilizadores; celulares, tablets (incluindo aparelhos, baterias, carregadores e fontes), impressoras, scanners, roteadores, pendrives, CDs, discos rígidos, aparelhos de telefone, televisão, cabos de energia e de rede, pilhas e baterias.

Também são aceitos equipamentos em funcionamento para doações à pessoas ou programas de inclusão digital de Artur Nogueira.

Não serão aceitos geladeira, freezer, fogão, aparelhos de ar condicionado, forno elétrico, máquina de lavar, lâmpadas, ventilador, torradeiras, ferro de passar, aparelho micro-ondas e liquidificadores.

Os lixos eletrônicos serão coletados das 8 às 17 horas na Garagem Municipal (Rodovia Vicinal Artur Nogueira – Limeira, s/n) e os medicamentos vencidos também das 8 às 17 horas na Secretaria de Meio Ambiente (Rua 1º de Janeiro, n.º 1201, Centro).

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente pelo e-mail ambiente@arturnogueira.sp.gov.br

Lixo eletrônico

Segundo o Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente, o lixo eletrônico causa graves problemas ao meio ambiente, pois consome uma enorme quantidade de recursos naturais em sua produção.

Um único laptop, por exemplo, exige 50 mil litros de água em seu processo de fabricação. Além disso, a vida útil desses equipamentos é muito curta – a de um computador gira em torno de três anos e a de um celular, cerca de dois anos – produzindo um descarte ainda maior.

Os impactos se tornam mais preocupantes quando esses materiais são deixados no meio natural. Devido aos metais pesados da composição que incluem chumbo, cádmio e mercúrio, os danos podem ser irreversíveis, o que pode atingir até à saúde humana.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.