03/02/2011

Prefeitura anuncia novo curso de extensão universitária para funcionários

Curso é sequência ao Programa de Capacitação em Extensão Universitária voltado ao setor público, oferecido pelo Unasp

Continuando a política de capacitação à gestão pública iniciada no ano passado com o Curso de Introdução à Gestão Pública, a prefeitura através do Núcleo Escola de Governo do Grupo Gestor de Integração e Planejamento e do Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo), promoverá neste semestre o Curso “Políticas Públicas e o Desafio de Governar”.

Segundo o seu idealizador, o secretário de planejamento, Antonio Lopes Cordeiro: “o principal objetivo do curso é suprir a necessidade de capacitação dos gestores públicos e outras pessoas interessadas, com formação universitária ou não, oferecendo um aprofundamento na discussão importante dentro da temática da gestão pública, que é o desafio de governar com integração interna e participação da população na formação das políticas públicas com controle social. O curso visa ainda despertar o interesse na gestão pública, trabalhando este importante setor como uma arena de decisões políticas, a partir da profissionalização dos atores envolvidos. Com uma visão progressista, o curso propõe a criação de novos métodos e processos, que possibilitem um melhor desempenho especialmente dos que estão ligados a projetos sociais e de geração de renda”.

O prefeito Marcelo Capelini (PT) já demonstrou que há interesse do governo em prestigiar os funcionários que forem se qualificando: “O curso oferece um contexto profissional de relevância, possibilitando aos gestores que de fato se colocam a serviço da população, conteúdo suficiente para melhorar suas atuações técnicas”, afirma o prefeito.

Como uma complementação do primeiro curso ministrado em 2010, o atual possui um diferencial importante: discutir o conceito e a formação de um plano de governo. Montado a partir de seis módulos, separados por temas de interesse, abrange conceitos e discussões debatidos no Curso de Pós-graduação em Gestão Pública e Social do Unasp.

Os temas abordados serão: “Construindo uma concepção de poder”, “O contexto da gestão pública”, “Governança ou governância: o desafio de governar a varias mãos”, “O conceito de ciência política: a construção das políticas públicas” e “Plano e programa de governo”.

Com um total de 45 horas divididas entre aulas, palestras, elaboração e apresentação dos trabalhos em grupo e aula de encerramento, terá duração de três meses, horários das aulas das 9h às 12h, as quartas e sextas-feiras.

O curso abre suas inscrições a partir desta data até o dia 8 de fevereiro, com apenas 30 vagas, a prioridade é para os alunos que completaram a primeira fase no ano passado.

A aula inaugural será realizada pelo prefeito Marcelo Capelini, no dia 9 de fevereiro, no Centro Cultural Tom Jobim, às 9 horas.


Fonte: Assessoria de Imprensa


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.