10/06/2021

Praça para educação ambiental é inaugurada em Artur Nogueira

Praça tem plantas medicinais, comestíveis e polinizadoras


Da redação

Uma praça, que será utilizada para educação ambiental, foi inaugurada em Artur Nogueira na manhã desta quinta-feira (10). A praça tem uma particularidade: uma horta com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), que normalmente ornamentam casas e jardins, que podem ser comestíveis e muito saborosas.

Com a presença de várias autoridades municipais, a praça – chamada de Praça de Educação Ambiental – que fica no bairro Rezek, teve sua inauguração dentro das comemorações da Semana do Meio Ambiente, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente do município.

Neste local, foram plantadas três espécies de plantas: medicinais, comestíveis e polinizadoras, como ipês. A ideia é levar à população o cultivo destas plantas que auxiliam na redução da temperatura da cidade, ajuda no conhecimento de plantas que ajudam na questão medicinal e também alimentar.

De acordo com Calos Caressato, diretor da Secretaria de Meio Ambiente, o  intuito da Secretaria, é envolver as crianças do município para realização de ações ambientais e técnicas de manejo doméstico de materiais orgânicos. O local foi pensado também pela segurança das pessoas e a interação entre os mais jovens, e os mais velhos, em troca de conhecimento sobre plantas e hortaliças.

O diretor da Secretaria mostra as espécies menos conhecidas da mesa do brasileiro. Pelo menos desconhecidas da atual geração. “Nas medicinais, temos a hortelã, alecrim, babosa, buscopan, guaco…”, lembra Carlos.

Aquelas plantas que embelezam jardins, são encontradas em terrenos e margens de rios e estão em vasos de casas, podem ser comestíveis. E segundo Carlos, muito saborosas.
Carlos e a Secretária de Meio Ambiente, Tamiris Artuzi, mostram uma espécie que é bem conhecida do brasileiro: ‘peixinho’. Para Carlos esta planta é de fácil apreciação. E de acordo com ele, com temperos, marinado no ovo e frito, a planta tem o sabor de peixe frito.

A planta conhecida como ‘Ora-pro-nobis’, Carlos diz que esta planta é rica em minerais. “É uma comida típica de Minas Gerais, eles fazem muito com galinhada caipira”.

A praça terá uma terceira temática: a plantação de árvores, como o Ipê, para polinização da cidade. Este processo é muito importante para o desenvolvimento e da fertilização de plantas. Para isso, todos os canteiros contam com plantação na chamada ‘curva de nível’, que auxilia na irrigação das plantas e no processo de cultivo. Além de técnicas simples e baratas para irrigação artificial. Carlos e Tamiris mostram um sistema onde com um galão e uma mangueira utilizada em soros medicinais, se consegue manter a irrigação constante e principalmente economia de água.

A Secretaria promete realizar ações constantes no local com toda a população.
A Praça de Educação Ambiental fica na rua Manoel Machado, no Jardim Resek em Artur Nogueira.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.