População idosa de Artur Nogueira deve dobrar nos próximos 15 anos
Cuidados com a saúde e bem-estar estariam entre os motivos da longevidade.
O número de idosos em Artur Nogueira deve dobrar até 2030, passando de 5,2 mil para 10,1 mil. O dado é da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) que estimou a população acima dos 60 anos para todo o estado de São Paulo no período. Melhores condições de vida e cuidados com a saúde e alimentação estariam entre os motivos.
Hoje os idosos representam 10% de toda a população de Artur Nogueira, com um público de 5.226 pessoas. Em toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC) o número chega a 366.859, saltando para 680.037 em 2030. Com a expansão a terceira idade deve representar 19,8% de todos os habitantes da RMC. Hoje o número corresponde a 12,3%.
Segundo especialistas esses dados são consequência da atenção à saúde despendida pelos idosos. Além disso há os fatores subjetivos relacionados ao bem estar da classe.
Em Artur Nogueira várias iniciativas são oferecidas para esse grupo em ascensão. A maioria é realizada por meio do Grupo de Terceira Idade Vida Nova, que em junho desse ano completa 18 anos de funcionamento.
Grupo Vida Nova
A entidade oferece atividades diárias e tem hoje mais de 700 idosos inscritos. Desses, explica o presidente do grupo, Aparecido Ribeiro, o Cido, cerca de 400 são ativos. “Não existe essa ideia de que a terceira idade é a idade mais parada. Aqui eles participam bastante. Realizamos viagens, bailes… sempre há algo para se fazer”, frisa.
Na sede do grupo, localizada no Balneário Municipal, são oferecidos semanalmente alongamentos, acupuntura, aulas de dança e outras atividades lúdicas como jogos. Vôlei, musculação e teatro são oferecidos em outros espaços também. Além disso todo o mês é realizado um baile e um passeio à Americana, onde é feito o encontro das terceiras idades de 14 cidades da região, um encontro que chega a reunir cerca de 500 pessoas.
“Muitos idosos chegaram aqui tristes, com depressão, com uma sacola de remédios. Mas as atividades e as amizades os ajudaram a se sentirem melhores. Então com certeza fez a diferença. Teve gente que até namorado achou”, ressalta Cido.
A aposentada Maria Gonçalves Lima, de 84 anos, é uma das idosas que encontrou uma nova família no grupo. Ela veio do Piauí para Artur Nogueira no início do ano para morar com a filha. Para ela, participar das atividades deu um novo ar à vida. “Eu nem sei dizer como vim parar aqui. Mas agora faço muitas coisas. Gosto do espaço”, conta.
No dia 22 de abril dona Maria realizou um sessão de massagem e acupuntura com a terapeuta Vanessa R. F. Bacca, uma atividade que consiste em equilibrar o corpo por meio do estímulo de pontos energizantes. O estímulo pode ser feito por agulhas ou outros objetos aplicados em partes estratégicas do corpo.
Ela brincou: “Eu adoro isso e não dói nada!”
Ativa, dona Maria também concorreu à Miss Terceira Idade de Artur Nogueira no dia 16 de abril com outras 23 mulheres. Ela conquistou o segundo lugar na disputa, um título que a surpreendeu. “Nunca participei de nada assim, foi a primeira vez. Fiquei surpresa. Eu falava: se eu ganhar é pela idade. E olha só.”
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.