28/04/2015

População idosa de Artur Nogueira deve dobrar nos próximos 15 anos

Cuidados com a saúde e bem-estar estariam entre os motivos da longevidade.

O número de idosos em Artur Nogueira deve dobrar até 2030, passando de 5,2 mil para 10,1 mil. O dado é da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) que estimou a população acima dos 60 anos para todo o estado de São Paulo no período. Melhores condições de vida e cuidados com a saúde e alimentação estariam entre os motivos.

Hoje os idosos representam 10% de toda a população de Artur Nogueira, com um público de 5.226 pessoas. Em toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC) o número chega a 366.859, saltando para 680.037 em 2030. Com a expansão a terceira idade deve representar 19,8% de todos os habitantes da RMC. Hoje o número corresponde a 12,3%.

6

Segundo especialistas esses dados são consequência da atenção à saúde despendida pelos idosos. Além disso há os fatores subjetivos relacionados ao bem estar da classe.

Em Artur Nogueira várias iniciativas são oferecidas para esse grupo em ascensão. A maioria é realizada por meio do Grupo de Terceira Idade Vida Nova, que em junho desse ano completa 18 anos de funcionamento.

IMG_6171

Grupo Vida Nova

A entidade oferece atividades diárias e tem hoje mais de 700 idosos inscritos. Desses, explica o presidente do grupo, Aparecido Ribeiro, o Cido, cerca de 400 são ativos. “Não existe essa ideia de que a terceira idade é a idade mais parada. Aqui eles participam bastante. Realizamos viagens, bailes… sempre há algo para se fazer”, frisa.

IMG_6167 copiar

Na sede do grupo, localizada no Balneário Municipal, são oferecidos semanalmente alongamentos, acupuntura, aulas de dança e outras atividades lúdicas como jogos. Vôlei, musculação e teatro são oferecidos em outros espaços também. Além disso todo o mês é realizado um baile e um passeio à Americana, onde é feito o encontro das terceiras idades de 14 cidades da região, um encontro que chega a reunir cerca de 500 pessoas.

“Muitos idosos chegaram aqui tristes, com depressão, com uma sacola de remédios. Mas as atividades e as amizades os ajudaram a se sentirem melhores. Então com certeza fez a diferença. Teve gente que até namorado achou”, ressalta Cido.

A aposentada Maria Gonçalves Lima, de 84 anos, é uma das idosas que encontrou uma nova família no grupo. Ela veio do Piauí para Artur Nogueira no início do ano para morar com a filha. Para ela, participar das atividades deu um novo ar à vida. “Eu nem sei dizer como vim parar aqui. Mas agora faço muitas coisas. Gosto do espaço”, conta.

No dia 22 de abril dona Maria realizou um sessão de massagem e acupuntura com a terapeuta Vanessa R. F. Bacca, uma atividade que consiste em equilibrar o corpo por meio do estímulo de pontos energizantes. O estímulo pode ser feito por agulhas ou outros objetos aplicados em partes estratégicas do corpo.

IMG_6148

Ela brincou: “Eu adoro isso e não dói nada!”

Ativa, dona Maria também concorreu à Miss Terceira Idade de Artur Nogueira no dia 16 de abril com outras 23 mulheres. Ela conquistou o segundo lugar na disputa, um título que a surpreendeu. “Nunca participei de nada assim, foi a primeira vez. Fiquei surpresa. Eu falava: se eu ganhar é pela idade. E olha só.”

IMG_5421


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.