Polícia Civil orienta como evitar cair em golpes aplicado via internet
Crimes do tipo tem tido aumento nos últimos tempos
Da redação
A Polícia Civil tem intensificado suas operações contra criminosos que utilizam a internet para aplicar golpes e roubar dados pessoais e dinheiro das vítimas. O número de ações realizadas pela corporação para identificar e responsabilizar estelionatários aumentou significativamente nos últimos anos.
Em 2022, a Divisão de Combate ao Crime Cibernético (DCCiber) deflagrou 115 operações. Neste ano, até o momento, foram realizadas 171 investigações. Durante esse período, 264 casos foram solucionados, 492 ordens judiciais foram cumpridas, e 235 pessoas foram indiciadas. Além disso, foram apreendidos 115 celulares.
Em Artur Nogueira, é comum que moradores sejam vítimas de diversos golpes aplicados pela internet. Os criminosos frequentemente utilizam redes sociais e aplicativos de mensagens para enganar e ludibriar os consumidores.
Dicas
De acordo com a Polícia Civil, uma das dicas mais importantes é não clicar em links desconhecidos ou confiar em endereços de e-mail suspeitos. Em caso de dúvida, sempre ligue diretamente para o órgão responsável para verificar a informação. Também é recomendado ter um programa antivírus instalado no computador para impedir que criminosos acessem as informações pessoais e não transferir dinheiro a desconhecidos.
Outra sugestão para se proteger de fraudes e evitar que os dados sejam expostos é ativar os mecanismos de segurança disponíveis nos dispositivos e aplicações, utilizar senhas seguras, ativar o duplo fator de autenticação, verificar a autenticidade dos sites e aplicações utilizados, manter os aplicativos e dispositivos sempre atualizados e desconfiar de promessas de lucro incompatíveis com o mercado.
Por fim, vale ressaltar a importância de registrar o boletim de ocorrência, inclusive pela Delegacia Eletrônica, para auxiliar nas investigações.
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.