19/07/2022

PM retoma atividades do Proerd em escolas municipais de Artur Nogueira

Também são desenvolvidas palestras educativas em escolas estaduais e entidades

Formatura do Proerd em Americana que contou com a presença dos PM nogueirenses

Da redação

A Polícia Militar, por meio do 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), voltou a realizar nas escolas municipais de Artur Nogueira, as ações educativas e palestras do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

O programa estava há 10 anos sem ser realizado na cidade e retomou em 2022. O Proerd busca ensinar os estudantes habilidades para tomada de boas decisões, ajudando na condução de suas vidas de maneira segura e saudável, evitando influências negativas em questões às drogas e violência.

Atualmente o Proerd atende estudantes do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal com palestras e dinâmicas sobre como os alunos podem resistir às drogas. O Soldado Soares, juntamente com o Cabo Oliveira são os responsáveis pelo programa na rede educacional.

Palestras em escolas estaduais e entidades

Além do Proerd nas escolas municipais, os PMs também participam de palestras e orientações sobre o combate e resistências às drogas nas escolas estaduais de Artur Nogueira. Já receberam palestras as escolas estaduais Professor Armando Falcone e Professor José Aparecido Munhoz. Nessas unidades, os agentes estiveram participando também de dinâmicas e programas educacionais promovidos pelos educadores.

Agente durante palestra em uma escola estadual

Segundo os PMs, essas palestras estão disponíveis também para outros colégios da cidade. “Basta enviar um ofício para o Pelotão aqui da cidade e encaminhar o pedido para o comando, que vamos onde for solicitado”, explicou.

PMs durante palestra em uma igreja

Também são desenvolvidas palestras educacionais em entidades da cidade ou igrejas, como a que os PMs realizaram durante uma Escola Bíblica de Férias (EBF). Na oportunidade, os agentes orientaram as crianças e os adolescentes sobre os riscos e perigos do uso de drogas.

Os PMs envolvidos com o Proerd e com as palestras educativas também participaram da formatura do programa realizada em Americana, que foi um grande evento e reuniu centenas de estudantes e pais/responsáveis.

O desenvolvimento desse projeto não tem atrapalhado o patrulhamento de rotina feito pela PM na cidade e a expectativa é que todas as cidades que compõe o 19º BMPI tenham o Proerd.

A formatura dos mais de 700 alunos atendidos pelo programa em Artur Nogueira acontece no final do ano.

O Programa 

O Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência tem como esteio o DARE – Drug Abuse Resistance Education. Trata-se de um programa criado pela professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983.

De lá para cá, o programa cresceu e está presente em 50 estados americanos e em 58 diferentes países.

No Brasil, esse programa chegou em 1992, por meio da Polícia Militar do Rio de Janeiro e, desde 2002, encontra-se presente em todos os estados brasileiros.

O Proerd corresponde a um esforço integrado e cooperativo entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, procurando preparar as crianças e os adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na condução de suas vidas. Utilizando estratégias pedagógicas adequadas, o policial militar fornece ensinamentos aos alunos para que se tornem bons cidadãos, resistam à oferta de drogas e evitem à violência. O Proerd agrega também os pais nesse processo educacional de prevenção.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.