19/09/2019

PM promove ação de educação no trânsito com alunos de Artur Nogueira

Atividade é relacionada à Semana Nacional do Trânsito, incentivada em todo o país

Da redação

Agentes atuantes no 19º Batalhão da 3ª Companhia da Polícia Militar (PM), em atividade pela Semana Nacional de Trânsito, realizaram nesta quinta-feira (19) uma ação de conscientização com estudantes da rede pública de ensino de Artur Nogueira. A atividade interativa, ocorrida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Cardona, teve como objetivo incentivar a conscientização no trânsito entre pais e filhos.

A Semana Nacional de Trânsito, lembrada entre os dias 18 e 25 de setembro, é promovida simultaneamente em todo o país através de atividades que buscam orientar e instruir a sociedade sobre a responsabilidade que cada cidadão tem no trânsito. Entre as ações está a distribuição de panfletos, realização de palestras, diálogo com motoristas e atividades junto à escolas.

Em Artur Nogueira, o método escolhido foi a realização de uma “blitz”, promovida pela Polícia Militar com a participação de alunos da rede pública de ensino. A unidade educacional escolhida para a atividade no município foi a EMEF Franscisco Cardona. Na ocasião, pais, filhos e policiais interagiram com a simulação de uma “blitz”, onde dicas e instruções foram passadas pelos próprios estudantes, que tiveram a experiência de serem “policiais” por um dia.

As crianças, vestidas com parte do fardamento dos policiais e munidas e uma espécie de talão de multas, fizeram a “fiscalização” dos pais motoristas com o auxílio do soldado Altieri, cabo Alhambra, cabo Goes e cabo Zaroal, em frente à escola Cardona. A importância do uso do cinto de segurança, os riscos da utilização do telefone celular ao volante e a advertência aos condutores em não parar em cima da faixa de pedestres, foram algumas das regras de trânsito lembradas com a atividade. “Estamos aqui trazendo pra as crianças informações sobre o trânsito para conscientizá-las de forma educativa, com isso, automaticamente elas vão passar esses ensinamentos para os pais e familiares também”, explicou o cabo Zaoral, da Polícia Militar.

Entre os alunos da Escola Cardona que participaram da ação como “policiais” estão Lucas Lima Rossi e a irmã dele, Gabrieli Lima Rossi. “To achando muito legal, porque aprendo sobre as coisas certas do trânsito e vou poder alertar meu pai também”, declarou o estudante.

Robson Rossi, pais dos estudantes Lucas e Gabrieli, considera a atividade importante para os alunos, algo que também deveria ser realizado com estudantes de outras unidades de ensino. “Eu acho que essa atividade importante, deveria acontecer em todas as escolas”, relatou.

Rhyana Mattos Seleste, também estudante do Cardona, se mostrou empolgada com a atividade. “Estou achando muito legal. O que aprendi hoje vou levar para o meu dia a dia”, pontuou.

A mãe de Rhyana, Milene Santana de Mattos, também destaca a importância da conscientização das crianças no trânsito acontecer desde cedo. “Acho muito importante conscientizar a criança desde cedo sobre as obrigações no trânsito e a importância da segurança que a lei regulamenta”, afirmou ela.

Para Joel Antônio da Silva, pai da aluna Manuela Fernanda da Silva e que também atua como cabo junto à PM, acredita que essa a conscientização no trânsito deveria estar presente na grade escolar dos estudantes. “Eu acho que essa deve ser uma instrução diária e constante, para a criança aprender desde cedo a educação no trânsito. Esse trabalho poderia, inclusive, estar como matéria no currículo escolar”, observou.

Manuela, filha do cabo Joel, afirmou que o aprendizado de hoje será mantido com ela. “Achei legal, interessante e divertido. Vou sempre me lembrar do que aprendi”, ressaltou

A atividade, que também foi realizada pelos policiais da 3ª Companhia da PM nesta quarta-feira (18) na Escola Municipal Rodrigo Octávio Langaard Menezes, em Cosmópolis (SP), deverá ocorrer ainda em uma unidade escolar de Engenheiro Coelho (SP) nesta sexta-feira (20).

……………………………………

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.